28/03/2015

De olho nas vagas e na recuperação ambiental

Nova usina Tractebel em Candiota

Empresa irá se localizar na localidade de Seival
Empresa irá se localizar na localidade de Seival

A expectativa em torno da construção da Usina Pampa Sul, em Candiota – que deve iniciar ainda neste semestre –, tem gerado inúmeras agendas na região. Somente na quinta-feira, por exemplo, duas atividades abordaram dois pontos a respeito do empreendimento: a capacitação de mão de obra e a futura recuperação de áreas degradadas.

Convênio para capacitação
Na Capital do Carvão, uma reunião na prefeitura, entre lideranças políticas locais e do Estado e representantes da empresa, tratou sobre a qualificação da mão de obra regional. Foi definido, por exemplo, que um convênio será estabelecido entre as prefeituras de Bagé, Candiota e Hulha Negra, o Senai e empresa Tractebel Energia com o objetivo de ofertar cursos de qualificação nas três cidades.
Na primeira etapa, Hulha Negra abrirá 20 vagas para capacitação em armação de ferragem, 20 para básico de carpintaria de fôrmas e 20 para pedreiro. As inscrições, que podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciaram, ontem, e se estendem até o mês de abril.

Preservação
Já a segunda pauta ocorreu na Câmara de Vereadores de Hulha Negra. Consistiu em um seminário para debater sobre o plano ambiental que a empresa Tractebel Energia desenvolverá durante a construção da Usina, que se instalará na localidade do Seival.
Participaram da atividade secretários municipais de Meio Ambiente, vereadores, empresas ambientais da região, representantes da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE) e comunidade em geral.
O projeto ambiental, apresentado pelos diretores da Tractebel Energia, prevê compensação da fauna e da flora dos municípios de Candiota e Hulha Negra. Conforme os diretores, será dada prioridade às empresas ambientais locais que farão a recuperação das áreas degradadas e o plantio de mudas nativas.
O prefeito de Hulha Negra, Erone Londero (PT), destaca os baixos custos ambientais do empreendimento. "A usina trará grandes investimentos para a região, geração de empregos e renda com baixos custos ambientais, pois possui tecnologia de ponta", argumentou.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br