29/09/2014

CRM irá implantar novo sistema de despoeiramento

Equipamento filtra poeira acumulada nos depósitos de carvão

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) está testando um novo sistema de despoeiramento que reduz o impacto ao meio ambiente, traz benefícios à saúde dos colaboradores e diminui custos de manutenção de maquinário. O equipamento foi adquirido com um investimento de R$ 549 818,00  e irá retirar do ar a poeira espalhada pelo carvão depositado.
O sistema está sendo testado e instalado junto ao pátio da Usina Presidente Médici, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), onde colaboradores da CRM executam o processo de movimentação do carvão.
Conforme um dos coordenadores do projeto, o engenheiro mecânico Juliano Pinheiro, os resultados são obtidos por causa das tubulações com filtros e ventilação que captam o material particulado em pontos específicos. "Os resíduos retidos podem ser descartados de forma adequada ou reaproveitados em outro processo", disse.
Pinheiro salienta que entre os benefícios do novo sistema estão a eliminação do acúmulo de poeira nas outras máquinas utilizadas, evitando o desgaste e consequente custos de manutenção. Além disso, amplia as ações de responsabilidade ambiental da Companhia, ao retirar poluentes da atmosfera e  garante maior qualidade de vida aos colaboradores, que respiram ar limpo no ambiente de trabalho.


Fonte http://www.jornalminuano.com.br/