06/10/2016

Instituto Mélanie Granier completa 105 anos de atividades em Bagé

O Instituto Anglicano Mélanie Granier completa, neste sábado, 105 anos de atividades em Bagé. A escola, fundada em 1911, tem como lema “Perseverar é vencer”. Atualmente, sob o comando da diretora Bárbara Marins, a metodologia tem como base a ética e a inovação. A disponibilidade de atividades extracurriculares é o principal fator, nos últimos anos, para manter um ensino de qualidade para, aproximadamente, 400 alunos.

De acordo com a diretora, a escola é administrada pelo Instituto Barão do Rio Branco, de Erechim, e pertence à Igreja Anglicana do Brasil – Legião da Cruz. A prática pedagógica é inspirada no raciocínio do professor de literatura bielorrusso Lev Semenovitch Vygotsky, de que o fenômeno de aprendizagem somente ocorre pela interação. Dessa forma, a equipe docente desenvolve diversos tipos de atividades na sala de aula e dentro da comunidade.

Entre as atividades, Bárbara exemplifica as comemorações em datas sazonais, como o Dia das Mães, dos Pais, dos Avôs, do Estudante, da Criança e Revolução Farroupilha. Ela acrescenta as festas que já se tornaram tradicionais no ambiente do instituto. É o caso das juninas, da primavera e o concurso de poemas. Este último já alcançou a 13ª edição. Participam alunos do segundo ano do Ensino Fundamental até o terceiro do Médio. Os textos são produzidos dentro da sala de aula e passam por uma seleção. Os estudantes escolhidos declamam para um grupo de representantes do cenário cultural bageense. Em 2016, a temática foi o cartunista Maurício de Sousa, criador da “Turma da Mônica”.

Para a diretora, esses eventos são fundamentais no processo de aquisição de novos conhecimentos. “Comparamos nossa escola a uma ‘teia’, que vem sendo tecida nas mãos de muitos artesãos que por aqui passam. Esse fio começa a ser tecido na Educação Infantil, se propaga ao Ensino Fundamental e culmina no Ensino Médio, mediante a diversidade de atividades contempladas no seu currículo, tais como aulas de judô, ballet, informática e música”, aponta.

Atualmente, a instituição é constituída por 50 funcionários, entre docentes e servidores. Sobre os resultados obtidos pela metodologia de ensino utilizada, Bárbara afirma que grande parte dos estudantes que passam pela escola é aprovada em universidades e cursos técnicos. “Proporcionamos uma base bem forte, que contribui para que o aluno acesse o mercado de trabalho, a faculdade e tenha um futuro melhor”, frisa.

História
O Instituto Anglicano Mélanie Granier foi fundado em 8 de outubro de 1911, pela professora Mélanie Granier. Inicialmente, o nome da escola era Colégio Perseverança e ficava localizado na avenida Sete de Setembro, em frente ao Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Em 1946, o curso ginasial foi oficializado pelo governo federal e a entidade passou a se chamar Ginásio Perseverança, com endereço na rua Barão do Triunfo. Devido ao crescimento do número de alunos, nos anos seguintes, a escola passou para a rua Flores da Cunha.

Mélanie dirigiu a escola por 47 anos, até sua morte, em setembro de 1958. No ano seguinte, a denominação foi alterada para Ginásio Professora Mélanie Granier, em homenagem a sua fundadora e primeira diretora.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br