23/03/2014

Documento para instauração de CPI é protocolado na Câmara


Na manhã de ontem (21), foi protocolado na Câmara de Vereadores pelo vereador Divaldo Lara (PTB), um documento elaborado pelo Simprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários de Estabelecimentos de Educação Municipal de Bagé) e pelo Simba (Sindicato dos Municpários de Bagé). O registro solicita a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre irregularidades na folha de pagamento da prefeitura municipal, os repasses ao Parque do Gaúcho e o Funpas (O Fundo de Pensão e Aposentadoria do Servidor). O documento aponta denúncias nesses setores. O pedido de CPI foi assinado pelo presidente do Simprofem, Loi Vaz Lacerda e pela vice-presidente do Simba, Carla Lacerda.
Há algumas semanas pipocavam rumores e os pedidos de uma CPI, de acordo com os funcionários grevistas essa função de legislar e defender a população compete a Câmara. Mas desde ontem, ela se tornou uma realidade na Câmara. O documento contou com 9 assinaturas, os petebistas Divaldo, Esquerda, Bocão, Carlinhos e Saliba, os progressistas Antenor e Sônia, o presidente Uilson (PMDB), Edimar. Entretanto, um fato chamou a atenção o vereador Jaburu (PT), havia no primeiro momento assinado o documento a favor da CPI, porém mais tarde pediu cautela aos vereadores e retirou a sua assinatura.
Divaldo diz que já existia uma articulação política em torno da criação dessa CPI, "a minha bancada, os vereadores do PP, Uilson e Edimar já tínhamos nos reunido para discutir a necessidade de criar uma CPI contra o governo, mas com a documentação dos sindicatos e com as denúncias foi inevitável", encerra.
A CPI deve ir à votação em plenário a princípio, na próxima quinta-feira, 27, e promete lotar mais uma vez as galerias do Plenário Ligia Almeida..