Fonte: para.fametro.edu.br
No dia 15 de outubro foi o dia do professor. Vamos saber mais sobre a origem desta renomada profissão?
A função de ensinar é muito anterior ao processo de criação das primeiras instituições educadoras da História. Antes mesmo que a escrita fosse desenvolvida, a oralidade, em conjunto com outros processos comunicacionais, tiveram a importante função de repassar aquilo que era considerado importante. Instigado pela simples imitação ou pelo relato oral, o homem conseguiu produzir e difundir as mais variadas maneiras de se relacionar com o mundo que o cerca.
A necessidade de
se colocar pessoas específicas para o ensinamento de certas
habilidades já aconteceu no Antigo Egito, quando a função de
escriba era preservada pela constituição de escolas reais que
preparavam o indivíduo para dominar essa técnica. No Ocidente, as
instituições de ensino variavam bastante de acordo com os valores
que predominavam em certa cultura.
Entre os
espartanos, a educação começava aos sete anos de idade e se
preocupava com o aprimoramento das habilidades físicas do indivíduo.
A dura rotina de treinos físicos era mantida com o objetivo de fazer
com que os homens estivessem prontos para a guerra e as mulheres
aptas para gerar crianças saudáveis. Além disso, cada criança era
mantida por um tutor que desempenhava a função por vínculo de
amizade e sem ganhar nada em troca.
Em Atenas, o serviço era
feito mediante uma cobrança e cada tipo de conhecimento era delegado
a um tipo de tutor ou professor. Preocupados com o equilíbrio entre
corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos
de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do
desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo
repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do
aprimoramento físico.
Na Roma Antiga,
o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como
os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que
sabiam em troca de alguma compensação financeira. Além disso,
podemos citar a presença dos lud magister, que desempenhavam a
função de alfabetizar as crianças que não tinham uma condição
material mais abastada.
No período
medieval, o mundo do conhecimento passou a ter um nítido controle
das instituições religiosas cristãs. Inicialmente, o conhecimento
ali presente ficava somente restrito aos próprios membros e
aspirantes da Igreja. Na Baixa Idade Média, tal situação mudou com
a constituição das primeiras universidades. Até o século XIX,
nenhum curso era elaborado com o objetivo de se formar professores.
No Brasil, o
domínio clerical às instituições de ensino findou depois que o
Marquês de Pombal expulsou os jesuítas da colônia. Após tal
medida, a própria Coroa designava quem poderia exercer funções
pedagógicas. A profissionalização do educador brasileiro começou
a ser desenhada em 1835, quando a primeira escola de educadores foi
criada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Prof F.Silva
Fonte:
https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/o-professor-ao-longo-do-tempo.htm