31/08/2015

Bagé - Jovens debatem educação e cidadania em conferência regional

Na tarde de sábado, aconteceu na escola São Pedro, a primeira Conferência Regional de Juventude. O debate da edição "As várias formas de mudar o Brasil", ocorreu por meio de eixos temáticos. Os jovens foram divididos em seis grupos: cidadania e direitos humanos; educação; profissionalização, trabalho, renda e agricultura familiar; direito à saúde, sustentabilidade e meio ambiente; direito a cultura e esporte; direito ao território, mobilidade urbana, segurança pública e acesso à justiça.

Gabriel Barbosa, 22 anos, faz parte de um movimento político de Bagé. Ele comenta que decidiu participar da conferência por acreditar que é uma forma de mostrar a força dos jovens e que eles têm voz. Uma oportunidade para debater ideias. Opina que é uma maneira de preparar os jovens para o momento em que suas decisões repercutirão ainda mais na sociedade.

Já Isabelle Pires, 17 anos, foi motivada a participar para defender o interesse dos colegas. A jovem cursa o segundo semestre de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Isabelle destaca que a estrutura da instituição é precária e que é preciso defender a educação. Essa foi uma oportunidade de destacar os problemas da instituição e lembrar que é cobrar dos responsáveis ações para mudar tal realidade.

A conferência foi uma parceria entre os município de Bagé, Hulha Negra e Candiota: a realização é das secretarias de Trabalho e Assistência Social, de Educação e de Juventude, Esporte e Lazer.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br