31/08/2015

Simers defende carreira médica em Bagé

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul apresentou proposta de criação da carreira médica estadual para tornar viável a interiorização dos profissionais, um dos desafios da Medicina no país", como destacou a vice-presidente da entidade, Maria Rita de Assis Brasil. A proposta do sindicato já está em negociação com a Secretaria Estadual da Saúde.

Na sexta-feira, Maria Rita cumpriu agenda em Bagé. Visitou a Secretaria Municipal de Saúde, assim como os hospitais da cidade. 

Nas duas instituições, a sindicalista conversou com os gestores e direção médica. Maria Rita destacou a preocupação com o impacto da grave crise das finanças estaduais no custeio dos atendimentos. "Desde o começo do ano, a mobilização é intensa para assegurar o financiamento do SUS", destaca. A dirigente reforçou a necessidade de valorização do trabalho médico e o financiamento público, que não pode ser comprometido, principalmente nos hospitais de pequeno e médio porte.

Entre os projetos apresentados, os modelos alternativos de carreira para a atuação do médico, com inserção de parâmetros como metas e produtividade e a possibilidade de progressão na trajetória na área pública, ajustada à cada quadro (estadual ou municipal). 

“Este é um caminho, que dará conta de demandas de pequenas localidades que não conseguem custear profissionais, mas é importante que as soluções atentem ao perfil de cada município e da relação dos médicos com suas comunidades”, esclareceu a vice-presidente.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br