19/05/2015

Bagé - Cresce mobilização dos produtores para diminuir casos de abigeato

Grupos já montam vigílias para inibir ataques
Grupos já montam vigílias para inibir ataques

Após o ato de manifestação dos produtores no distrito das Palmas, no qual foi exigida maior segurança no campo e que contou com a presença do chefe de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Guilherme Yates Wondracek, a mobilização dos produtores cresce a cada dia, é o que aponta o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia.

Atendendo aos pedidos da entidade para que se façam os registros de ocorrência quando é percebido o desaparecimento de animais da propriedade, os produtores também estão se mobilizando para formar grupos, entre vizinhos, para vigiarem estradas e corredores rurais. 

A atenção a qualquer movimentação estranha nos arredores da propriedade e a rápida comunicação aos órgãos de segurança podem fazer a diferença na diminuição dos casos de abigeato em Bagé e região. “Na semana passada, tivemos esse exemplo com uma Belina de cor branca que trafegava na estrada da Arvorezinha. Os produtores estranharam aquela movimentação e avisaram as autoridades que revistaram o veículo e encontraram uma arma de pressão, um facão e uma faca. Ou seja, isso é um sinal de que os produtores estão atentos e, quando há disponibilidade de tempo, estão se reunindo em grupos de vizinhos para cuidarem suas propriedades”, salienta o presidente da Rural.

Ele próprio e outros produtores já realizaram uma mobilização, recentemente, na estrada da Igrejinha. As vigílias já haviam sido destacadas pelo dirigente durante a Feira de Outono de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas. “Fizemos, naquela ocasião, esse chamamento aos produtores rurais que aderem, dia a dia, à nossa convocação. Eles entram em contato com a Rural para fazer o cadastramento e se organizar por região. A ideia é de que, se o grupo notar algo estranho em sua região, comunique imediatamente as autoridades de segurança”, enfatiza Moglia.

Para o produtor que desejar obter mais informações e fazer seu cadastro junto à Associação e Sindicato Rural de Bagé, o telefone é (53) 3242 8888, com Luciano Gonçalves, que é o representante da entidade no Programa de Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser).

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br