27/03/2015

Santana do Livramento - Balas envenenadas no Parque Internacional geram preocupação para os santanenses

Grande fluxo de crianças e pessoas passeando com seus animais de estimação leva a inquietação da comunidade

Balas em diferentes locais no Parque

Um tema preocupante chamou a atenção da comunidade e da Associação Santanense de Proteção aos Animais (ASPA) nos últimos dias, a disposição de balas envenenadas em diversos pontos do Parque Internacional.
Conforme a vice-presidente da ASPA, Mari Souza, nas últimas duas semanas a associação através da sua página do facebook, tem recebido denúncias sobre as balas com indícios de estarem envenenadas, no Parque Internacional.
Na última quarta-feira (25), a reportagem do Jornal A Plateia e outra impressa local foram convidadas pelas integrantes da Associação para falar sobre o assunto e mostrar no próprio parque onde estariam sendo colocadas as balas.
De acordo com Ada Olivera, moradora das proximidades, no dia 06 de março, a mesma estava passeando com seu cachorro no Parque Internacional e o animal comeu uma das balas espalhadas no monumento.
Ada relata, “após comer a bala, meu cachorro fazia força para vomitar, ele ficava em pé e caia, ficou com as pupilas dilatadas, não enxergava nada. Levei-o no veterinário e ele o induziu ao vômito, pois o veneno era muito forte e afetava o sistema nervoso central. Após cinco dias, ele ainda estava fraco, não enxergando direito, não se mantinha em pé sozinho, só depois de uns quantos dias começou a se recuperar, e tudo isso aconteceu depois que ele comeu a bala”, declarou a dona do cachorro. 
A moradora complementa sobre o caso, “as balas estão espalhadas pelos canteiros, postes de luz de cor branca, nos bancos, próximo às árvores. Faz tempo via as balas e achava estranho, antes eram colocadas em grande quantidade, agora diminuiu, porém todos os dias elas são colocadas novamente”.
Para finalizar, Ada Olivera declara: “vou todos os dias ao parque, retiro as balas e quando retorno já tem novas balas no mesmo lugar, vou pela parte da manhã, à tarde e à noite e todos horários têm as balas. Realizamos uma ação com o pessoal da ASPA, percorremos todo parque retirando as balas, e no dia seguinte já estavam depositadas mais balas nos mesmos locais que retiramos”, frisou a moradora que se preocupa em virtude da grande circulação de crianças.
Segundo Mari Souza, vice-presidente da ASPA, as balas foram recolhidas e encaminhadas para análise em Santa Maria e já com o resultado, o mesmo será encaminhado para a Polícia Civil, para o registro da ocorrência.
Mari Souza alerta, as pessoas que frequentam o local, principalmente com crianças e animais, para verificar se têm balas próximo onde estiverem, “é um problema de saúde pública”, complementa, “estamos muito preocupadas com essa situação, todos os animais que estavam no parque sumiram, nenhum vestígio deles.
Um funcionário da prefeitura nos informou que viu um cachorro babando nas escadas, mas depois ele sumiu”, frisou.
Para finalizar relatou que todos correm riscos com essa situação “está sendo montado um parque de diversões no local, o fluxo de pessoas e crianças só irá aumentar”, frisou, “nós temos suspeitas conforme informações que nos foram passadas, porém queremos esperar a investigação policial antes de qualquer comunicado”, destacou.

Fonte: http://www.aplateia.com.br/