24/12/2015

Santana do Livramento - Prefeito decreta situação de emergência no município

Após as fortes chuvas que caíram sobre Sant’Ana do Livramento, todo o efetivo do Executivo Municipal foi mobilizado. Com a coordenação do secretariado e da Defesa Civil foi organizada uma equipe em torno daqueles que estavam desabrigados.

Em seguida que iniciou as constatações da forte enxurrada no município, a Prefeitura emitiu uma nota que o prefeito de Sant’Ana do Livramento, Glauber Lima, estaria se dirigindo até a capital do Estado para pleitear ajuda imediata ao município.

Em Porto Alegre, o Prefeito Glauber Lima e o vice-prefeito licenciado e Secretário de Estado, Edu Olivera, reuniram-se com o Tenente Coronel Everton Oltramari, Chefe da Casa Militar e Defesa Civil; e com o Chefe da Divisão de Apoio Técnico da instituição, Coronel Jarbas Trois de Avila, onde solicitou todo o apoio da Defesa Civil. “Durante a minha agenda em Porto Alegre, conseguimos solicitar a Defesa Civil do Estado a destinação de kits dormitório e cestas básicas, os quais já chegaram à cidade”, disse o prefeito.

Retorno a Livramento
Ao ter informações da chegada de Glauber, de volta ao município, a Reportagem do jornal A Plateia se dirigiu a Prefeitura, onde ele estava realizando uma reunião com o secretariado. Na oportunidade, Glauber informou à Reportagem que assinaria naquele momento mais um decreto de emergência, no município, desta vez voltado àqueles que sofreram com as chuvas dos últimos dias.

Glauber voltou a lembrar de que mais de 100 famílias foram atingidas pela enxurrada. “30 destas famílias ficaram desalojadas, as quais foram abrigadas de forma emergencial nas escolas Maurício Cardoso e Cyrino Luiz de Azevedo”, explicou.

O Decreto
Estava presente na reunião o secretário de Estado, e prefeito licenciado, Edu Oliveira, que participou do ato de assinatura do Decreto n° 7549/2015 que declara situação de emergência no município. Segundo Glauber Lima, o que motivou a elaboração do Decreto foram os enormes prejuízos que afetaram as famílias em diversos bairros da cidade. “Este documento tem o foco no atendimento às famílias que foram atingidas pelo temporal e tiveram perdas materiais. Agora, poderemos buscar ajuda junto ao Estado e à União para recompor o que foi perdido durante a enxurrada”, contou.

Vice-prefeito
Ao fazer o uso da palavra, Edu Olivera contou que veio a Livramento para acompanhar de perto toda a situação sofrida por Sant’Ana do Livramento. “Todos temos e vamos estar em alerta e prestar a nossa solidariedade. Gostaria de ressaltar que estou profundamente feliz pelas pessoas que estão doando, e ajudando toda a comunidade que sofre com essa situação”, disse.

Solicitação da comunidade
Durante a cobertura do jornal A Plateia, os santanenses questionaram a falta da presença do prefeito Glauber Lima, nas ruas da cidade. Na entrevista, concedida na tarde desta quarta-feira, a Reportagem repassou o questionamento ao chefe do Executivo.

Glauber disse que, em relação a eventos da natureza, está em seu quarto, no qual Livramento sofreu. “Eu não tenho nenhuma pretensão de estar onipresente, eu estive em Porto Alegre desde o início, buscando ajuda junto ao governo do Estado. A minha equipe de trabalho esteve nas ruas desde o início da enxurrada, ou seja, nunca deixamos de prestar nenhum atendimento à população”, destacou o Prefeito.

Defesa Civil
Durante a reunião do secretariado, falou-se muito na previsão de novos temporais, que poderão atingir Sant’Ana do Livramento. Segundo o Prefeito tudo está sendo organizado para que, caso aconteça alguma ocorrência, tudo já esteja preparado.

De acordo com Delmar da Rosa, as pessoas que estavam no abrigo, na Escola Maurício Cardoso já voltaram para suas casas. “Já está tudo voltando à normalidade, as pessoas estão saindo dos abrigos e indo para as suas casas”, disse. Delmar falou que se acontecer qualquer ocorrência, a Escola Maurício Cardoso voltará a ser o ponto de acolhimento. “Tudo será concentrado lá na escola, e claro o nosso QG de recebimento continua sendo aqui na Prefeitura”, frisou.

A reunião do secretariado teve fim por volta das 17h30min e a informação de Situação de Emergência passou a ser de conhecimento de toda a população, pois o alerta continua, e as autoridades estarão preparadas aos acontecimentos.

Fonte: http://www.aplateia.com.br/