27/03/2015

Presidente da Câmara quer exoneração do diretor do Daeb

Petebista protocolou requerimento pedindo afastamento imediato
Petebista protocolou requerimento pedindo afastamento imediato

O presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Lara (PTB), surpreendeu, ontem, ao anunciar que protocolaria, no Legislativo, um requerimento solicitando, ao Executivo, a exoneração do diretor do Departamento de Água e Esgotos de Bagé, Kiwal Parera.
A manifestação do petebista, aliás, teve tons de desabafo. Segundo ele, a atual situação desencadeada por medidas adotadas pela gestão da autarquia “passou dos limites”.
O vereador, inclusive, utilizou alguns itens para elucidar seu ponto de vista. “O primeiro, e talvez o principal, é pela fraude na barragem da Arvorezinha. Que tem responsabilidade do diretor, porque era o gestor da obra. No mínimo, foi conivente”, argumentou.
Na sequência, Lara apontou, ainda, que Parera teria criado obstáculos para as investigações no empreendimento. Em paralelo, criticou a qualidade da água fornecida à população, pelo Daeb, e o atual sistema de cobrança. “Pelo grande equívoco de reajustar a taxa (fato ocorrido no início deste ano) que, em alguns casos, atingiu cerca de 500% de aumento. Pela forma inadequada de cobrança que, ao longo de sua gestão, de seis anos, poderia ter sido alterada. E pelo método de cobrança dos excessos que não é claro e transparente, até hoje não bem explicado”, enumerou.
E finalizou: “esta é uma reação do nosso parlamento, em resposta às reclamações da população bageense”.
Conforme o presidente da Câmara, o requerimento deve ser levado para apreciação do plenário já na próxima segunda-feira.
Vale lembrar, porém, que mesmo que a medida tenha apoio dos demais colegas da casa, caberá unicamente ao Executivo optar pela exoneração ou não.

Contraponto
Procurado pela coluna, para comentar o fato, o diretor do Daeb preferiu não se manifestar. Apenas citou que faz parte do Executivo e, por isso, não pretende "interferir no Legislativo".

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/