19/09/2014

Usina de Candiota é multada em R$ 2,6 milhões

A Usina Termelétrica Presidente Médici, em 2011, foi multada em R$ 2,6 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Há três anos CGTEE tentava um termo de ajustamento de conduta
Há três anos CGTEE tentava um termo de ajustamento de condutaCrédito: ARQUIVO/JM
Porém a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) recorreu da decisão solicitando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Nesta semana, a Aneel negou a solicitação, mantendo a multa.
As causas da penalização são as condições de operação e manutenção da usina, consideradas inadequadas. A CGTEE entrou em negociação com a Aneel para modificar a pena, ao invés de pagar, usar o valor para novos investimentos na própria termelétrica, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No entanto a situação não evoluiu e a Companhia aplicou a maior parte dos recursos previstos em obras para obter ganhos de eficiência no empreendimento.
A Aneel, por sua vez, verificou que não houve os ganhos esperados, como a melhora dos indicadores de disponibilidade da térmica, o que tornou inviável a aprovação do termo de compromisso. A agência teria percebido irregularidades desde 2008.
A CGTEE informou, através da assessoria, que não vai se manifestar sobre o assunto, pois ainda não foi notificada formalmente.

Fonte http://www.jornalminuano.com.br/