31/03/2017

Bagé - Daeb confirma início da cobrança da tarifa de água para junho

A expectativa de que a primeira cobrança da tarifa de água, com base apenas no que é consumido pelos bageenses, ocorreria em abril, não se confirmou. O Departamento de Água, Arroios e Esgotos (Daeb) anunciou, ontem, que a primeira conta pela nova modalidade será efetuada em junho.

A decisão, segundo a autarquia, foi tomada pela direção geral do Daeb após avaliação de alguns aspectos. "Um dos motivos para adiar a implantação do novo sistema é o fato da baixa procura pelo cadastramento na tarifa social. Até o momento, menos de 700 pessoas encaminharam a documentação necessária no departamento e a estimativa é de que 11 mil usuários se enquadrem nessa modalidade.

Além disso, antes da implantação da tarifa, o Daeb está finalizando as adaptações no sistema de dados e organizando procedimentos administrativos internos. Uma das ações que está sendo realizada é a atualização cadastral, incluindo locais que possuem rede de esgoto, mas que não estavam lançados para cobrança. "O sistema de dados também está sendo preparado para a nova cobrança de valores de serviços (como ligações de água e esgoto), autorizada pela lei municipal nº 5668/2016", frisou nota emitida pela assessoria de imprensa do órgão.

“O Daeb quer estar o mais preparado possível para a mudança. Nosso objetivo é cobrar de forma mais justa os serviços de água e esgoto. Não será mais pela área construída. Quem consumir menos, pagará menos. Quem consumir mais, arcará com um valor maior”, disse Volmir Silveira, diretor da autarquia.

A cobrança inicial da tarifa, de acordo com o Daeb, levará em consideração o hídrico consumido entre março e abril. O usuário também pagará o serviço básico de água, que varia de R$4 a R$30, conforme o tipo do imóvel. Já nas residências onde há rede de esgoto, será acrescido um percentual sobre o total da água consumida, que varia de 25 a 50%.

Serão seis categorias de consumo: residencial social, residencial, comercial I, comercial II, industrial e pública. A tabela completa com os valores está em www.daeb.com.br.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br