A chuva intensa dos últimos dias tem causado prejuízos para milhares de gaúchos. A situação mais crítica é na região Central do Estado e na região Metropolitana de Porto Alegre, além do Vale do Caí. Os temporais começaram a ser registrados no fim de semana, acompanhados de ventania e queda de granizo. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, pontos da cidade ficaram alagados. O nível dos rios no Estado subiu e deixou milhares de pessoas fora de casa e a Defesa Civil monitora a situação.
Na região não houve registros de estragos e as precipitações registradas pelas estações se aproximaram de 100 mm desde o fim de semana. Em Pinheiro Machado, segundo medição da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) choveu 76 mm.
No município de Hulha Negra, o acumulado foi de 72 mm até ontem (18), de acordo com dados da Emater. Em Candiota, a chuva não era registrada há mais de mês. A Emater informou que a precipitação no município foi de 99 mm nos últimos dias. Para o técnico agropecuário, Matheus do Amaral Caetano, a chuva contribuiu, pois os campos já estavam com aspecto seco. “A umidade no solo tava fazendo falta pra implantação das pastagens de verão, sementeiras e para o início do plantio da soja e até mesmo para a pecuária”, destaca.
Em Bagé, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 74,4 mm nas últimas 96h (quatro dias). Já em Dom Pedrito o acumulado foi de 92,4 mm, segundo medição da estação automática do Instituto.
PRÓXIMOS DIAS – A previsão para os próximos dias, segundo o Inmet é tempo de seco com algumas aberturas de sol durante o dia. As temperaturas não devem ultrapassar 23ºC. Na sexta-feira, 21, o clima fica ameno no amanhecer e os termômetros podem registrar apenas 10ºC no início da manhã. Segundo a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, a chuva retorna no domingo (23) pelo Sul e Oeste com possibilidade de novos temporais.
Acumulado em outras regiões nas últimas 96h
Uruguaiana – 94 mm
Quaraí – 63 mm
Santana do Livramento – 71,6 mm
Alegrete – 109,2 mm
São Gabriel – 92,6 mm
Caçapava do Sul – 177 mm
Canguçu – 96,4 mm
Fonte: http://www.tribunadopampa.com.br