22/06/2016

Bagé - Legislativo aprova lei para implantação de wi-fi nas praças bageenses

O poder Legislativo aprovou, na sessão de segunda-feira, o projeto de lei nº 035/16, de autoria da vereadora Sônia Leite (PP), que estabelece a criação do programa de internet móvel wi-fi “Praças Conectadas”. Com a normativa, o município fica encarregado de disponibilizar a conexão para celulares, smartphones, tablets, notebooks e demais dispositivos compatíveis nas praças públicas. Em cada local, o Executivo deverá informar com placas o acesso ao benefício. Agora, o texto segue para sanção do prefeito Dudu Colombo.

Segundo a lei, a prefeitura estará autorizada a firmar contratos, convênios ou parcerias a fim de colocar a ação em prática. Sites de pornografia, apologia ao crime ou de materiais ilícitos devem ter o acesso proibido. A justificativa exposta pela vereadora é de que o século XXI representa uma revolução em aspectos como tecnologia e comunicação. Com isso, o relacionamento entre os cidadãos teria ficado muito mais dinâmico, seja nas redes sociais ou na busca por informação.

Conforme Sônia, as praças públicas foram escolhidas por serem os principais pontos de encontro da população. “É uma questão de inovação. Há diversos municípios, como São Paulo, que disponibilizam. A internet é uma modernidade que contribui muito para o desenvolvimento. Seria inadmissível o projeto não ser aceito”, enfatiza.

Viabilidade

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da prefeitura, Vívian Soares, afirma que o poder público municipal tem a intenção de disponibilizar o serviço. No entanto, ainda não há nada concreto para uma viabilização instantânea.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br