27/06/2016

Militares bageenses retornam de missão no Haiti

Militares bageenses que integravam o 23º Contingente Brasileiro da Força de Paz no Haiti (23º Contbras) retornaram ao país. Eles foram recepcionados, no sábado, pelo subcomandante do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), o tenente-coronel Jomane Cordeiro. Também estavam presentes para recepcionar os militares da Rainha da Fronteira, demais integrantes da guarnição local, bem como familiares e amigos. Os militares ficaram por sete meses junto à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

O retorno do 23º Contbras iniciou no dia 20 de junho, ficando a recepção destes militares a cargo do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre-RS, e do Comando Militar do Planalto, em Brasília-DF. No total, são cinco voos previstos do Haiti para o Brasil, sendo dois desembarques em Brasília e três em Porto Alegre.

O contingente brasileiro é o maior no Haiti com um efetivo de cerca de 970 militares. O Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) é composto por 850 militares, sendo 665 do exército brasileiro, 181 da marinha e quatro da força aérea. Faz parte também do Contingente a Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) com 120 militares, sendo todos do exército brasileiro.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br