As cores verde e amarelo tomaram conta do plenário da Câmara de Vereadores. Bandeiras, cartazes e pessoas vestidas com a camiseta do Brasil davam a impressão que as manifestações que ocorrem no domingo se estenderam ao Legislativo, porém com outro motivo.
É que a comissão responsável pelo projeto de iniciativa popular que tem como objetivo reduzir o salário dos vereadores, entregou na tarde desta segunda-feira, dia 14, um abaixo assinado com mais de 3,7 mil assinaturas.
A iniciativa circula na cidade e nas redes sociais desde novembro de 2015. As organizadoras Catarina Bonazza e Lígia Oliveira buscaram o apoio de pessoas que estão insatisfeitas com as ações da Câmara e não concordam com o valor do subsídio dos vereadores.
Quando o documento começou a ser divulgado, o salário de um vereador era de R$ 5.150,00, com a reposição salarial, aprovada em fevereiro, passou para R$ 5.600,00. A proposta do movimento é equiparar esse valor ao piso nacional dos professores.
O abaixo assinado foi protocolado e entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Caio Casanova e ao diretor, Eriton Talarico. Agora será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois analisado pela assessoria jurídica, que irá estudar a legalidade do documento.
“Nossa expectativa é de que o projeto seja levado ao plenário”, reivindicam as organizadoras.
Fonte: http://www.farrapo.com.br