19/10/2015

MST ocupa área em Livramento


Famílias de sem-terra que estavam acampadas no Passo da Tafona, a 25 quilômetros da área urbana de Livramento, ocuparam na tarde deste domingo (18) uma área de 512 hectares de propriedade do pecuarista Luís Paulo Dutra, localizada na região da Florentina, interior de Livramento.
Ainda não há informação oficial de quantas famílias participaram da invasão. O MST fala em 350 pessoas, mas a Polícia Rodoviária Federal informou que foram vistos apenas dois ônibus e um caminhão se dirigindo à região. Segundo assentado e integrante do MST, vereador Itacir Soares (PT) há 400 pessoas ocupando a área, entre elas 35 famílias de Alegrete.

Ele observou que não há benfeitorias ou sede na propriedade, por isso foram montadas várias barracas com lona preta. Ele comentou que a área é totalmente improdutiva e a cada ano aparece um “dono diferente”.

Para Jucirley dos Santos – da liderança do MST -, não há intenção de estabelecer qualquer tipo de conflito, a finalidade é demonstrar ao INCRA que em Livramento há muitas terras improdutivas que não cumprem a finalidade social.

“Sabemos que há dezenas de propriedades ofertadas ao INCRA para novos assentamentos no município, por isso vamos continuar lutando e pressionando cada vez mais para que as metas do próprio instituto sejam cumpridas, que é assentar 2000 famílias no Estado até o final deste ano”, salientou. A Brigada Militar monitora a movimentação.

Fonte: http://correspondenteoreporter.blogspot.com.br/