09/09/2015

Bagé - Santa Casa fala sobre expectativa por repasse do Estado

A Santa Casa de Bagé ainda não recebeu os valores referentes à contratualização com o Estado. A expectativa é de que os montantes sejam repassados na segunda semana de setembro. Será o primeiro repasse dentro da nova contratualização, firmada no final do mês de julho, que passou a vigorar em agosto.

A provedora Cledinara Salazar informou que a instituição pagou a primeira parte da folha salarial, contemplando apenas aqueles trabalhadores de nível médio. A administração aguarda, agora, verba para pagar a segunda parte da folha. O valor acertado pela contratualização, vale destacar, é 11% menor do que o estipulado pelo contrato anterior, que era de mais de R$ 40 milhões.

Negociação com sindicatos
Na semana passada, um encontro entre a administração e os sindicatos que representam os trabalhadores começou a debater um possível reajuste salarial. Trata-se de uma reivindicação do Sindisaúde e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde. A presidente do Sindisaúde, Elaine de Fátima Costa dos Santos de Oliveira, comentou que solicitou à administração informações sobre o valor da folha, número de funcionários, salários pagos e em atraso, além de outros gastos.

A preocupação é com o piso regional dos técnicos da saúde e também com a jornada de trabalho. Outra reivindicação é quanto ao pagamento de vale-refeição. Um novo encontro deve ocorrer. Cledinara Salazar comentou que o encontro marcou o começo de uma negociação e que há um esforço, por parte da administração, para atender os funcionários, ainda que diante de uma situação considerada grave – a fala faz referência aos constantes atrasos, por parte do Estado, nos repasses referentes aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br