24/09/2015

Bagé - Exército promove ação cívica social

Na tarde de ontem, o 3º Batalhão Logístico (BLog) realizou uma Ação Cívica Social (Aciso). O objetivo é treinar os militares para um caso de emergência e atender a comunidade. A ação foi no bairro Floresta e na localidade de São Domingos.

De acordo com o comandante do 3º BLog, Jorge Maia Filho, as ações cívicas sociais são um conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado de assistência e auxílio às comunidades. “Com isso, promovemos o espírito cívico e comunitário dos cidadãos. É um trabalho desenvolvido pelas organizações militares das forças armadas, nos diversos níveis de comando, com o aproveitamento dos recursos em pessoal, material e técnicas disponíveis, para resolver problemas imediatos e prementes”, salienta.

Aciso
O comandante informa que as Acisos são realizadas em diversas células. “Hoje (ontem), fizemos a célula da saúde e da distribuição de água. Recebemos um motorhome, que foi doação do Primeiro Tribunal de Justiça Federal, com quatro consultórios. Acredito que seja o único do Exército na região. Ele possui gerador próprio”, completa.

O motorhome foi até o campo de polo, no bairro Floresta, e atendeu a comunidade. “Foram atendimentos médicos e odontológicos. Divulgamos essa ação durante dois dias”, conta o comandante.

A supervisora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicanor Penha, Inês Guimarães, comenta que levou os alunos da pré-escola até o local. “Trouxe 17 alunos. Eles estão aqui, reforçando os ensinamentos da escola, como higienização bucal. É excelente, porque eles aprendem desde cedo a prevenir doenças”, enfatiza.






A doméstica Gleicinara Lopes, 41 anos, conta que buscou atendimento odontológico. “Achei uma ótima ideia. Eu tenho filhos pequenos, então fica complicado acordar cedo para ir ao posto retirar ficha. Aqui fui muito bem atendida”, finaliza.








Em São Domingos, o material de emprego militar do 3º BLog fez distribuição de água potável a famílias necessitadas.

Conforme autônomo João Antônio Moreira, 58 anos, os moradores que residem depois do asfalto da BR-293 não têm água encanada há mais de três anos. “O Daeb vem todas as segundas e sextas-feiras, e enche as nossas caixas d’água. A minha é de 500 litros, e tem que durar toda a semana. Essas ações do Exército nos ajudam bastante”, completa.

Moreira comenta que são 12 famílias nessa situação. “Na minha casa, somos eu, uma filha e cinco netos. Passar a semana com 500 litros de água é bem difícil. Juntamos da chuva para utilizar em banheiro e lavar roupas”, finaliza.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br