18/08/2015

Bagé - Órgãos públicos municipais somente poderão contratar jornalistas diplomados

A admissão de pessoal para atuar junto aos órgãos públicos de Bagé e desempenhar atividades voltadas na área de Jornalismo, a partir de agora, somente poderá contemplar profissionais diplomados.

A nova regra virou lei, recentemente, após o prefeito Dudu Colombo sancionar o projeto anteriormente proposto pela vereadora Teia Pereira (PT) e, na sequência, aprovado pelo Legislativo.

Na prática, a medida engloba a contratação de profissionais no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. Isso envolvendo desde o preenchimento de uma vaga por concurso público, ou mesmo de caráter temporário excepcional e via empresas terceirizadas.

Segundo a proponente, a sanção configura como uma vitória para a categoria. “Estou muito contente. Primeiro porque retomei um compromisso anterior e, agora, convencemos todos de que estamos fazendo uma justiça com a classe, que estuda, profissionaliza-se e deve ser reconhecida”, frisou.

A parlamentar evidencia, ainda, que houve sensibilidade por parte do chefe do Executivo. “Como nossa proposta englobava também a prefeitura, o prefeito poderia apresentar uma adin (ação direta de inconstitucionalidade). Mas ele deu a atenção que esperávamos”, destacou.

Agora, diz a vereadora, a meta é oficiar o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul sobre o resultado da medida local. “Bagé dá um exemplo. Minha expectativa é que a situação de cada profissional da cidade, agora, seja acompanhada e essa lei respeitada”, concluiu.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br