A inadimplência aumentou em Bagé. É o que é possível afirmar ao verificar as estatísticas do Serviço Central de Proteção ao Crédito. Conforme os dados, em comparação ao ano passado, houve aumento de 0,96% nos registros. Além disso, o ano de 2015 apresenta redução nas reabilitações de crédito em 1,8%.
Em 2014 (janeiro a julho), o SCPC registrou 14 533 cidadãos. Em 2015, já são 15 003. As reabilitações passaram de 12 889 para 11 834, uma diferença de 1 055. É possível verificar que nos dois primeiros meses do ano houve redução nos registros. O economista Eduardo Palmeira comentou que isso é consequência da receita do final/início de ano, como 13º salário e terço de férias. Com dinheiro no bolso, o consumidor organizou suas contas.
Esse também foi o período em que as pessoas consumiram mais em decorrência de festas e viagens, como destaca o profissional. O endividamento aumentou e, por conseguinte, a inadimplência. Palmeira diz que, a partir de março, o bageense já não contava com aquele dinheiro para organizar suas contas, além disso, foi o período em que a inflação aumentou. O poder de compra diminuiu concomitante à desvalorização da moeda. Foi preciso priorizar: pagar contas de bens como roupas e eletrodomésticos ou de moradia e alimentação? A resposta foi o aumento da inadimplência.
Como mudar isso
O diretor do SCPC Bagé, Francisco de Paula Maciel Pinto, orienta os consumidores que estão registrados no SCPC a comparecer a empresa credora e negociar.”Se não souberem a origem do registro, podem comparecer no SCPC e obter a informação”, explica. Negociar também é a orientação de Palmeira. Mas ele lembra que é necessário estar ciente de que a parcela deve caber no orçamento. Ou seja, não adianta negociar e não poder cumprir com tal compromisso. Além disso, é importante não fazer novas dívidas. “Isso é muito comum: negociar uma e adquirir novas. O endividamento só aumenta”, destaca. Ele finaliza: “Quem passar por essa crise sem dívidas, vai saber aproveitar depois. Essa situação é cíclica. A crise vai passar”.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br