O município de Candiota sediou reunião promovida pela Emater/RS-Ascar com 10 produtores e representantes das secretarias municipais de Obras e Agropecuária, Banco do Brasil e cooperativa Sicredi para discutir linhas de crédito para lavouras de nogueira-pecã.
O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Carlos Humberto Alves, informa que foi discutida a possibilidade de os produtores implantarem as áreas com recurso próprio até a definição do crédito. Os agentes das instituições financeiras deverão informar, até a próxima semana, os recursos disponíveis. “Os produtores fariam a aquisição das mudas para não perderem a época da implantação dos pomares, e, ao ser liberado, o recurso seria ressarcido. Também foi discutido o preparo do solo e a correção de sua fertilidade”, explicou Alves.
Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mateus Caetano, com a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a fruticultura torna-se uma alternativa produtiva para aproveitamento das áreas de reserva legal que correspondem a 20% da área dos imóveis rurais. “A cultura da nogueira é uma alternativa interessante para complementar a renda dos produtores, além de ter a possibilidade de aproveitamento nas áreas de reserva legal. A ideia é complementar a renda, diversificar as propriedades e adequá-las à legislação ambiental”, destacou Caetano.
A próxima reunião deve acontecer no dia 28 de julho, quando será definida a aquisição de mudas e acesso ao crédito. O grupo pretende fazer a implantação das mudas até o dia 18 de agosto.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br
