Na próxima quinta-feira (23) a equipe do Banco de Sangue de Alegrete estará mais uma vez em Livramento para realizar as doações de sangue, como mensalmente ocorre na Santa Casa de Misericórdia.
Alguns questionamentos foram levantados por santanenses, os quais não quiseram se identificar, onde os mesmos interpelaram referente às doações de sangue serem realizadas apenas em dias e horários marcados. A Reportagem do Jornal A Plateia entrevistou a Coordenadora da Agência Transfusional, Adriana Andrade, que informou sobre o funcionamento da Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Livramento.
Agência Transfusional e não mais o Banco de Sangue
Conforme Adriana Andrade, Farmacêutica e Coordenadora da Agência Transfusional de Sant’Ana do Livramento, “a partir de 2012 a Santa Casa deixou de ter o Banco de Sangue, o qual era particular e foi interditado, e passou a ter uma Agência Transfusional. O SUS trabalha desse modo centraliza, e a central é quem atende todos os hospitais da região. No nosso caso o Banco de Sangue é localizado em Alegrete”, afirmou.
Sobre a possibilidade de ter novamente um Banco de Sangue em Livramento a Coordenadora Adriana ressalta “os equipamentos são muito valorosos, e a legislação específica para se ter um Banco de Sangue é muito minuciosa” e complementou “até tentaram reabrir um banco aqui, mas é muita exigência tanto de equipamento quanto de pessoal. É muito caro e a cidade não comportaria, não conseguiria se sustentar”.
Funcionamento: como e quando é possível realizar as doações
Segundo a Coordenadora da Agência Transfusional Adriana Andrade, as doações só podem ser realizadas conforme o calendário já previsto para todo o ano, sendo realizado uma vez por mês em Sant’Ana “nós temos estoque, fazemos a reposição semanalmente, não irá faltar sangue para o paciente, mas quando é solicitado as doações para os familiares é para repor as bolsas no Banco de Sangue. Não é possível doar fora dos dias agendados, pois agora somos uma Agência e não um banco, sendo assim não temos toda estrutura necessária, dependemos da central que é Alegrete”, destacou.
E ainda relata “não negamos nenhuma doação só pedimos a compreensão para doarem nas datas já marcadas e precisamos que venham, pois só com novas doações poderemos ter sangue para outros pacientes que precisarem, se o paciente usou é porque previamente alguém já doou”, afirmou.
O Banco de Sangue de Alegrete vem até Livramento coleta as doações, encaminha para Alegrete onde são feitos todos os exames e retornam as bolsas de sangue para Sant’Ana, conforme relata Adriana “Alegrete que faz a distribuição e normalmente pedimos mais sangue do que encaminhamos para repor”, frisou.
CALENDÁRIO DAS DOAÇÕES EM LIVRAMENTO
23 de julho
20 de agosto
24 de setembro
01 de outubro
19 de novembro
10 de dezembro
Horário: 10h às
17h30min
O que é necessário para doar?
Ter entre 18 e 60 anos
Ter mais de 50 kg
Estar bem alimentado
Ter boa saúde
Dormir 8 horas na noite anterior à coleta
Não ingerir bebida alcoólica na noite anterior à coleta
Não estar amamentando ou grávida
Não ter tatuagens a menos de um ano
Fonte: http://www.aplateia.com.br
