21/07/2015

Cerimônia marca a reativação oficial dos escoteiros de Caçapava do Sul

Após vários anos inativo, o Grupo de Escoteiros Clareira da Mata de Caçapava do Sul começa a se organizar novamente no município. O marco oficial da sua reativação foi na noite de sábado, dia 18, com a cerimônia de Promessa Escotista.

O evento foi no salão do Clube da Melhor Idade Vivência, com a presença do Coordenador Distrital, Chefe Fredkçon Antonio Pinto e o Chefe Helmuth, que é o Diretor Presidente do 24º Grupo de Escoteiros SOCEP. Além do Prefeito de Caçapava do Sul Otomar Vivian, da Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, do Vereador Luiz Fernando Torres e de integrantes dos Escoteiros Clareira da Mata, comandados por seu coordenador local, Jamerson Henrique.

A primeira parte da cerimônia foi a promessa dos Lobinhos, quee receberam de seus familiares o lenço e o símbolo do Lobinho. Na sequencia foi a vez da promessa dos escoteiros, que além de receberem de seus familiares o símbolo do escoteiro e o lenço, realizaram uma peça teatral contando o primeiro acampamento escoteiro.

No final, o Prefeito Otomar Vivian usou a palavra para ressaltar o trabalho intenso dos membros do Grupo de Caçapava do Sul em reativar os Escoteiros Clareira da Mata após cerca de 20 anos inativo. Vivian falou também da importância e da filosofia dos Escoteiros, principalmente no trabalho realizado com as crianças. “ O recurso que o Poder Público disponibilizou para ajudar na reativação do Grupo não é uma despesa e sim um grande investimento, por isso estou muito contente em estar aqui hoje”, disse o Prefeito.

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, com a colaboração de adultos, voluntários sem vínculo político partidário, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens, raças e crenças religiosas.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando a realizar sua potencialidade física, intelectual, social, afetiva e espiritual, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Fonte: http://www.gazetadecacapava.com.br