09/06/2015

Funcionários da Embrapa paralisam amanhã

Em março, representantes do Sinpaf elaboraram moção pedindo apoio aos vereadores

Amanhã, dia 10, a partir das 8h, os trabalhadores da Embrapa Pecuária Sul irão paralisar suas atividades por 24h. Conforme o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) – seção sindical de Bagé – Vander Izidro Moreira, o ato tem como motivação as tratativas sobre o acordo coletivo dos funcionários da área de pesquisa agropecuária não terem sido acertadas. “O retorno para os trabalhadores da empresa, em todo o país, foi com um percentual abaixo da inflação, por isso ela foi rejeitada”, explica Moreira. A proposta da Embrapa era de reajuste de 5,36%.

O vice-presidente comenta que, no último dia 2, foi realizada uma assembleia na unidade de Bagé que aprovou a paralisação de amanhã. Em todas as unidades de pesquisa da Embrapa no Brasil haverá paralisação. “Estaremos paralisados durante esse período e pode haver um indicativo de greve caso não ocorra um acerto”, salienta.

O sindicalista também reitera que, neste ano, os representantes bageenses do Sinpaf fizeram uma moção de apoio que foi entregue aos vereadores do município.
O documento buscava fazer com que as negociações tivessem respaldo político, pedindo que os edis manifestassem apoio ao acordo coletivo e que o enviassem ao governador do Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais e ao diretor-presidente da Embrapa.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br