25/06/2015

Bagé - Serviço de urologia é suspenso na Santa Casa

Cledinara destaca que período é de adequações

A Santa Casa de Bagé está com o serviço de urologia suspenso. Mas os outros serviços do Centro Integrado de Oncologia e Mama permanecem disponíveis e não foram afetados pela falta de repasses do governo do Estado, conforme garantiu o coordenador do Ciom, Mário Mena Kalil. A provedora da Santa Casa, Cledinara Salazar, explicou que a instituição passa por um período de readequações diante da crise decorrente não só dos cortes de recursos como do atraso dos montantes.

A provedora explicou que, além do atraso de pagamentos, é preciso readequar a folha médica. Por isso, grupos de especialistas foram chamados para uma negociação: a ideia foi acertar os valores à realidade da casa hospitalar. Por enquanto, apenas o grupo de urologia não aceitou essa readequação. Dessa forma, a Santa Casa busca, agora, outros profissionais para atender a população. Três médicos realizavam esse atendimento especializado. Em média, conforme Kalil, ocorrem, mensalmente, 50 atendimentos.

Cledinara enfatizou que a fase é crítica e que esse não é um problema restrito aos hospitais de Bagé. Ela confirmou que ocorreram demissões na Santa Casa e garantiu que, se for necessário, outras acontecerão. De acordo com a provedora, o principal objetivo de tais adequações é a garantia do serviço: "estamos tentando, de todas as maneiras, preservar o atendimento". Ela não apresentou uma possível data para a retomada do serviço.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br