Após ser aprovada pela Câmara de Vereadores, na semana passada, a proposta do Executivo de Hulha Negra de reajustar os salários dos servidores em 7,14% deve garantir um aumento real de 4% aos vencimentos da categoria.
A revisão geral anual utilizou como base de cálculo o percentual de 3,14% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e, assim que for sancionada pelo prefeito Erone Londero (PT), elevará o Piso Municipal de Salários (PMS) de R$ 422,30 para R$ 512,19%.
De acordo com secretária de Administração e Finanças, Amélia Londero, o reajuste poderia basear-se em três índices de medição da inflação: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que corresponderia 8,41%; o Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), que presumiria um reajuste de 8,12%; e o IGP-M, que correspondeu a 3,14%. Segundo ela, se a gestão municipal tivesse optado pelo INPC ou IPCA, o comprometimento da folha de pagamento do município chegaria ao seu limite prudencial. Com a escolha pelo IGP – M, porém, o comprometimento ficará em 50,18%.
“Foi pensado no equilíbrio financeiro do município e na preservação de recursos para as despesas essenciais que propomos reajustes diferenciados, IGP – M de 3,14% mais um ganho real de 4% para os servidores municipais, incluindo os CC’s. Já os agentes políticos, prefeito, vice-prefeita e secretários receberão o reajuste de apenas 3,14%”, relata.
Em nota, o Executivo adiantou que os 192 servidores municipais serão contemplados com o novo reajuste já no pagamento deste mês, que ocorrerá na sexta-feira.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br