25/03/2015

Região celebra os aniversários de Candiota e Hulha Negra


Comemoração reuniu autoridades na Hulha Negra


Municípios da região da Campanha, Candiota e Hulha Negra comemoraram, ontem, 23 anos. As atividades alusivas ao aniversário de ambos os municípios iniciaram no final de semana. Em Candiota, após uma oficina do Sistema Estadual de Museus da Secretaria Estadual de Cultura, realizada na Câmara de Vereadores, houve, no domingo, uma mateada gospel na praça de Dario Lassance. A mateada reuniu um grande público e contou com a participação de diversas igrejas locais e regionais. No fim da tarde, o cantor e pastor Oseas Costa foi a grande atração, encerrando a noite.
O evento foi uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude em parceria com as igrejas.
Ontem, a programação de aniversário contou com uma palestra com a advogada e membro da Comissão Mulher Advogada, da OAB/Subseção Bagé, Luciana Paiva, cujo tema foi “Viver Legal”.  Para as crianças foi promovida uma  tarde recreativa de aniversário com o programa Primeira Infância Melhor, com pinturas, balões e brincadeiras. Em seguida, houve a apresentação de grupo “Dança Feliz” do Cras de Candiota e da invernada do CTG Thomaz Luiz Osório que foi vencedora do Enart. Até o fechamento desta edição, a programação contava com a manifestação das autoridades do município, o parabéns com bolo de aniversário e o encerramento com show do músico Pirisca Grecco. Todas as atividades acontecem no ginásio municipal de Candiota. Ainda no final de semana, também referente ao aniversário de cidade, ocorre o festival Canto Moleque, que inicia na sexta-feira, com show do Tchê Guri. No sábado haverá apresentação do Gaúcho da Fronteira e, no domingo, show da Família Guedes. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
O município de Hulha Negra também celebrou os 23 anos de emancipação de Bagé, realizada em 1992. A programação iniciou no último dia 20, com os festejos de São José. As atividades prosseguiram no domingo, com procissão motorizada, missa, torneio de futebol cinco, almoço no salão paroquial e atrações para as crianças. Na segunda-feira, houve baile com Grupo Sandim, no ginásio municipal.
No início da tarde de ontem, na Praça da Biblioteca, no centro da cidade, houve a comemoração oficial pelo aniversário do município.
Vários shows musicais animaram os presentes. Foi oferecido erva-mate e água quente. As crianças tiveram à disposição vários brinquedos. Houve distribuição de refrigerante, cachorro-quente e bolo de aniversário. O ponto alto do evento ocorreu quando o prefeito, acompanhado de uma criança, de um jovem de 23 anos e de um idoso, simbolizando o passado, o presente e o futuro do município, apagaram as velas do bolo de aniversário de 23 quilos. “O município de Hulha Negra tem muito que comemorar, pois se desenvolveu bastante desde a sua emancipação. E as perspectivas são muito boas. A agricultura vem se desenvolvendo, a Usina Pampa Sul começará a ser construída na localidade do Seival, em Candiota, e a energia eólica é um potencial para um futuro próximo”, projeta o prefeito Erone Londero.
Torneios esportivos também foram realizados em alusão ao aniversário de Hulha Negra. As atividades se estenderam até as 19h. As comemorações da semana do município ocorrerão até o próximo domingo.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/