03/09/2014

UPA deve ser inaugurada na sexta-feira

Solenidade está agendada para as 15h30min


Na próxima sexta-feira, a Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 horas, localizada no bairro Getúlio Vargas, terá sua inauguração oficial. A solenidade está marcada para as 15h30min e deve contar com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e de gabinetes de deputados federais e estaduais. A secretária de Saúde, Aura Stela Pereira, afirma que a demora para realizar a inauguração oficial é decorrente apenas de incompatibilidade de agendas dos convidados. A UPA 24 horas começou a receber a população no dia 2 de dezembro de 2013.

Comissão de Saúde encaminha denúncia para Ministério Público

Na manhã de ontem, os vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Bagé - Edimar Fagundes, Sônia Leite e Bocão Bogado -, visitaram as instalações da Unidade de Pronto-Atendimento, onde alegam ter constatado uma série de problemas na sua infraestrutura.  A visita resultou em um documento contendo as denúncias e fotos, que serão encaminhadas ao Ministério Público, conforme a assessoria de imprensa da vereadora Sônia Leite. Os vereadores afirmam temer pela falta de limpeza do local, levando em consideração que a empresa terceirizada já não atua na unidade.  Além disso, afirmam ter constatado que, na sala de raios-X, não há acesso às camas hospitalares. “Um paciente que chega na cama hospitalar tem de ser transportado para uma cadeira de rodas, pois não tem como entrar na sala“, explica Sônia.
O vereador Bogado apontou, ainda, que, na mesma sala, falta ligação da rede geral de oxigênio.  “Está toda a estrutura pronta, faltando apenas ligar a rede. Uma pessoa com falta de ar, que irá fazer exame, tem de andar com o botijão de ar. Inadmissível para um local que será inaugurado nos próximos dias”, afirmou o vereador, por meio da comunicação.

Limpeza é garantida

Em boletim especial, o município explicou que, depois que a empresa responsável pela higienização da Unidade de Pronto-Atendimento – UPA , declarou falência, a Prefeitura de Bagé “toma todas as medidas técnicas e administrativas para manter a regularidade e o bom funcionamento e dos serviços no atendimento da população”.
O prefeito Dudu Colombo, por meio da comunicação, lembra que os repasses de recursos, pela prefeitura, foram realizados. O Executivo rescindiu o contrato no dia 31 de agosto. Aura Stela afirmou, para a reportagem, que, na tentativa de garantir os salários dos trabalhadores, realizou o último pagamento da empresa na Justiça. “Agora, será aberto outro processo licitatório para contratação de nova empresa que fará a higienização da UPA", disse a secretária. Isso deve ocorrer de forma emergencial. Enquanto uma nova empresa não é contratada, um mutirão busca garantir a limpeza da unidade.

Estrutura

Aura Stela garante que a porta da sala de raios-x tem abertura de 90 centímetros. “Onde passam todas as macas”, pondera. Quanto à rede de oxigênio, enfatiza: um projeto para garantir a compra de equipamentos para funcionamento da central de oxigênio está na Câmara de Vereadores. Se a aquisição não ocorreu, garante a secretária, é porque o projeto ainda não foi aprovado. A previsão é de que, quando aprovado, R$ 300 mil sejam utilizados para isso.

Fonte www.jornalminuano.com.br