02/09/2014

Santana do Livramento - Caminhão prensa do Detran já está no Município compactando veículos

Irá passar pelo compactador 1.110 motos, 220 veículos e cerca de 50 peças e partes que estão lotando o CRD Garcia

Caminhão compactador em funcionamento

Crédito: MARCELO PINTO/AP
Chegou ontem em Sant’Ana do Livramento o caminhão prensa que está compactando os veículos e sucatas abandonados no Centro de Remoção e Depósito Garcia, localizado na entrada do Bairro Planalto, para ser encaminhado para Sapucaia do Sul para reciclagem. Na tarde de ontem o processo já foi iniciado.
No total serão 1.100 motos, 220 veículos e cerca de 50 peças e partes que lotam o depósito do Município que irão participar do processo de reciclagem. As etapas do processo consistem na retirada dos materiais potencialmente poluidores e após são compactados e triturados.
Os veículos são os que se encontram no depósito há mais de dois anos e não podem ser leiloados por restrições administrativas, judiciais e/ou policiais, assim como  os veículos sem condições de segurança para circular e com restrições legais para comercialização de peças, que são especificados como de material inservível. Conforme o Coordenador da Equipe de Reciclagem do Detran, Gabriel Senna da Rosa, através da listagem dos CRD’s credenciados junto ao Detran, foram analisados os que têm um número elevado de veículos abandonados há mais de dois anos, para fazer parte do processo de reciclagem. Os mesmos já passaram pelo trabalho prévio de verificação de registros, comunicação às autoridades e aos proprietários. De acordo com Gabriel Senna, o principal motivo que iniciou esse processo em todo Estado do Rio Grande do Sul foi a questão da superlotação nos depósitos credenciados no DETRAN, sendo necessária a liberação de espaço nesses locais. A questão ambiental também foi o principal problema pois os veículos abandonados estavam degradando o meio ambiente e para o reaproveitamento dos materiais seria preciso passar por esse processo.

Processo de reciclagem
A reciclagem é realizada por uma empresa especializada e supervisionada pelos servidores do Detran. O processo consiste em três principais etapas, a descontaminação, a compactação e a trituração, as duas primeiras ocorrem no pátio do CRD sendo a última etapa realizada no pátio da Siderúrgica Gerdau em Sapucaia do Sul.
Na primeira etapa, através de uma plataforma descontaminadora, são retirados materiais com potencial poluidor como: fluídos, catalisador, cilindro GNV, bateria e extintor.
Na segunda etapa os veículos são compactados para impedir o reaproveitamento de partes/peças, reduzir o volume e os custos com o transporte. Já na terceira fase, no pátio da siderúrgica o material é triturado e separado através de esteiras magnéticas e banhos químicos, separando o aço do que não é aço para ser utilizado na siderurgia novamente, produzindo pregos, arame entre outros produtos a partir do material reciclado. O aço cobre e o alumínio é aproveitado pela própria Gerdau, os demais materiais são encaminhados para Aterros Sanitários.

Como está o processo no Município

Todos os veículos já passaram pelo processo de descontaminação, foi retirada bateria, extintor e estão empilhados para serem compactados no caminhão prensa, processo que iniciou nesta segunda-feira. À medida que as motos, os veículos e as peças vão sendo compactadas, os caminhões do transporte já vão carregando os mesmos para a Gerdau. Segundo Coordenador da Equipe de Reciclagem do Detran, Gabriel Senna da Rosa, o caminhão prensa tem a capacidade de compactar 100 veículos automotores por dia, em vista de existir um grande número de motos para ser compactado e menor de veículos, acredita que o processo leve em torno de uma semana e meia. Não existe uma estimativa de quando o caminhão retornará a Sant’Ana, pois depende do número de veículos abandonados no CRD, no entanto, Gabriel Senna acredita que no mínimo em 5 anos.
Fonte www.http://www.aplateia.com.br/