15/09/2014

Santana do Livramento - Chegada da centelha marca o início dos festejos farroupilhas

Em torno de 52 cavalarianos acompanharam o fogo que vem do Município de Cruz Alta

Chama Crioula chegou ao Município neste sábado

Crédito: KARINE SEVERO/AP
Na tarde de sábado (13), chegou a Sant’Ana do Livramento o fogo que é a maior simbologia da Semana Farroupilha. Na ocasião estiveram presentes autoridades civis e militares.
A centelha da chama crioula veio em uma cavalgada do Município de Cruz Alta desde o dia 31 de agosto e chegou à tarde neste sábado (13) em Livramento, e foi direcionada para o Parque do Sindicato Rural permanecendo até a manhã do domingo no local e depois encaminhada para o Parque Internacional.
O Grupo Santanense de Cavalgada é o responsável por buscar a chama há 29 anos, e conta com uma equipe de 69 pessoas, onde 52 desses são cavalarianos e os demais são responsáveis para dar o suporte necessário durante os dias da cavalgada.
Conforme o Presidente do Grupo Santanense de Cavalgada, Vilmar Brum, o grupo enfrentou chuva, granizo, vento e permaneceu coeso para chegar ao Município e dar início aos festejos farroupilhas, “lutamos para manter as tradições, que vem se renovando a cada ano, visto a quantidade de crianças e adolescentes que fazem parte da associação”, complementou, “é um privilégio conduzir a centelha, chegamos com lágrimas nos olhos, pois sabemos as dificuldades para organizar essa cavalgada”, declarou o Presidente.

Cerimônia oficializa o início da Semana Farroupilha na Fronteira

Na manhã deste domingo (14) aconteceu a abertura oficial da Semana Farroupilha, no Galpão Binacional, localizado no Parque Internacional. A cerimônia contou com a presença das autoridades, Prefeito Glauber Lima, Tenente Coronel Marcelo Gayer, Bispo Dom Gílio Felício e demais autoridades civis e militares.
As entidades tradicionalistas de Livramento e Rivera compareceram para buscar o símbolo dessa Semana, a chama crioula. A partir deste domingo a chama está presente em todas as entidades até o dia 20 de setembro. Na ocasião, os dirigentes e os organizadores do evento acenderam o fogo de chão no Galpão Binacional e a chama crioula no Parque Internacional.
Conforme o Presidente da Organização da Semana Farroupilha, Rui Rodrigues, “o fogo simbólico passa a arder em todas as entidades para mostra para o Rio Grande que aqui tem tradição”, frisou, o mesmo relata que Sant’Ana do Livramento é o começo de toda a história que os tradicionalistas levam adiante, “as nossas ações que demonstram que temos orgulho de Sant’Ana do Livramento”, complementou o Presidente.

Fonte http://www.aplateia.com.br/