29/05/2014

Aeroporto de Bagé deve passar por reformas em 2015

Unidade do município está inserida na primeira fase de melhorias prevista pelo governo federal
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) comunicou, ontem, que teve acesso ao plano do Governo Federal de investimentos de infraestrutura regional em aeroportos do Rio Grande do Sul. Segundo ele, as obras, em 15 cidades gaúchas - entre elas Bagé -, incluídas nesta primeira fase do programa, têm valor previsto de R$ 315 milhões.
Após reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, que também contou com a presença do Chefe da Representação do Governo do RS em Brasília, Hideraldo Caron, Pimenta confirmou que em 2015 iniciarão as obras de revitalização nos primeiros aeroportos gaúchos, já que os editais de licitação para essas obras serão lançados a partir de junho deste ano. O deputado encaminhou à Secretaria de Aviação Civil pedido de uma agenda para que os prefeitos dos 15 municípios gaúchos mais o Secretário de Infraestrutura/RS, João Vitor Domingues, possam acompanhar a execução do cronograma e apontar ajustes, se necessários.
O parlamentar informou ainda que, nestes aeroportos, os passageiros ficarão isentos das taxas aeroportuárias e o Governo Federal subsidiará 50% dos assentos dos voos.  Nos próximos dias, o Palácio do Planalto enviará matéria sobre a isenção de taxas e subsídio para ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Segundo Pimenta, todos os aeroportos que serão construídos ou modernizados terão capacidade para receber, no mínimo, aviões de porte médio, de 42 lugares ou mais passageiros. De acordo com critérios da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, um aeroporto não deve ficar a menos de 100 quilômetros de outro terminal para que se possam viabilizar economicamente as operações aéreas. Segundo estudos, em distâncias inferiores a 100 quilômetros a indicação é o deslocamento por transporte terrestre.
Unidades contempladas: Rio Grande; Pelotas; Bagé; Santa Cruz; Santa Maria; Alegrete; Uruguaiana; São Borja; Canela; Passo Fundo; Caxias do Sul; Erechim; Santo Ângelo; Santa Rosa; Região das Hortênsias.