10/03/2014

Carnaval em Aceguá

As duas noites deste final de semana foram de muito movimento nas principais avenidas de Aceguá.
O carnaval binacional, que une a folia de blocos e escolas de samba bajeenses com a alegria das murgas uruguaias, levou muita gente para a Praça Gaspar Silveira Martins, em Aceguá.
Na primeira noite do carnaval binacional, sábado, foi a vez da escola de samba Aliança cruzar a fronteira e apresentar seu samba aos aceguaenses. Cerca de 160 integrantes da escola bajeense estiveram presentes ativamente no evento, conforme relatou a tesoureira Vera Maria Fagundes Ávila. Para levar o grupo foram necessários cinco ônibus. Segundo ela, esta não é a primeira vez que a escola participa do carnaval binacional. "Sempre que somos convidados participamos, porque a iniciativa de unir as duas grandes festas dos países vizinhos é maravilhosa e gera uma maior integração", salientou.
Ontem foi a vez de blocos carnavalescos bajeenses e uruguaios, vindos de Aceguá, Noblia e Melo se apresentarem. Um dos organizadores do evento, Ricardo Tadeo, estimou a presença de mais de 500 pessoas desfilando na edição de ontem. Nos dois dias de apresentações o público fez questão de prestigiar o carnaval binacional. O campeiro Omar Techera, de 41 anos, levou a esposa e os dois filhos para conferir a festa. Ele disse que já havia presenciado em outros anos e faz questão de levar a família para assistir a um carnaval saudável, alegre e organizado.