26/03/2014

Candiota e Hulha Negra comemoram 22 anos de emancipação


A segunda-feira foi de festa em dois municípios da Campanha gaúcha. Candiota e Hulha Negra comemoraram, na mesma data, seus 22 anos de emancipação política e econômica. Para tanto, as comunidades das duas cidades estiveram envolvidas em programações artísticas e culturais.
Na Capital Nacional do Carvão, as festividades aconteceram durante todo o mês, através de atividades alusivas a data, começando pelo 3º Encontro de Motos, realizado entre os dias 7 e 9 de março. Já na segunda-feira, as principais atrações consistiram em eventos junto ao Ginásio Municipal Dario Lassance.
A abertura das comemorações iniciou às 14h, com Feira das Mulheres Empreendedoras, acompanhada por mateada, brinquedos infláveis, apresentação de invernadas artísticas e talentos locais. O ápice, contudo, ocorreu à noite, quando o show do grupo Tchê Guri animou um público estimado em três mil pessoas.
O secretário de Cultura, Gil Deison Pereira, destacou que a administração se preocupou em fazer uma programação durante todo o mês de modo que viesse a atender os mais diversos públicos. “Todas comemorações foram positivas, a sensação é de dever cumprido”, declarou o secretário.
Em Hulha Negra, os festejos se resumiram à segunda-feira, com variadas atrações sendo desenvolvidas junto ao largo da Biblioteca Pública Drª Nóris Paiva. Brinquedos para as crianças, mateada, serviços de manicure e maquiagem, verificação de pressão arterial, bem como atrações musicais deram o tom das comemorações.
No ato de celebração pela data, o vice-presidente da Comissão de Emancipação Lourenço Macke, disse se sentir orgulhoso de ver o crescimento do município. “Hoje, após vinte e dois anos, podemos dizer que valeu a pena o esforço que tivemos, eu e o capitão Hugo, para que tornássemos este chão um município promissor”.
O prefeito Erone Londero aproveitou para parabenizar a todos hulhanegrenses e anunciar investimentos como a pavimentação de algumas ruas da cidade, a construção de uma creche, de uma Unidade Básica de Saúde e de quatro novas escolas. Ele ainda mencionou que o governador Tarso Genro autorizou, ainda para 2014, o asfaltamento do trecho que liga a BR -293 ao frigorífico Marfrig.