17/03/2017

Convênio garante recursos para os assentamentos da região

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (16), convênio para executar obras de acesso a assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de R$ 4,2 milhões em recursos federais serão investidos na construção de pontes em Santana do Livramento e no rio Jaguarão, no limite dos municípios de Candiota, Aceguá e Hulha Negra

A iniciativa faz parte de um contrato entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para construir pontes, adquirir caminhões, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. A qualificação da infraestrutura busca estimular a comercialização dos alimentos produzidos nos assentamentos agrários. 

A previsão é de que, logo após a assinatura do termo, o edital de licitação das obras comece a ser elaborado. Durante este período, o projeto terá apoio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que irá fiscalizar a execução das obras. 

Para o governador José Ivo Sartori, a construção das pontes trará mais valor à produção sustentável e às iniciativas das organizações associativas dos pequenos produtores. É também um meio de qualificar a produção agroecológica e o consumo de alimentos saudáveis. Ou seja, estamos trabalhando para construir um Estado mais moderno e entregar serviços qualificados aos que mais precisam, ressaltou. 

Na avaliação do secretário Tarcísio Minetto, a iniciativa auxiliará na expansão da comercialização rural. Muitas vezes o produtor quer comercializar, mas tem que passar por obstáculos como rios e trechos de difícil acesso. Com este projeto, o produto chegará com mais facilidade ao consumidor, explicou.

QUALIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA 
O convênio integra o projeto de Qualificação da Infraestrutura Básica e Produtiva dos Assentamentos, desenvolvido pela SDR para valorizar a produção de forma segura e agroecológica, e fortalecer as cadeias produtivas de base familiar e cooperativa. Por meio do programa, 25 caminhões já foram entregues a representantes de 25 municípios, no final do ano passado. 

A entrega de pontes e caminhões ainda contribui para a construção de canais de comercialização via mercado institucional e colabora para o fortalecimento do projeto Feiras de Abastecimento Popular da Reforma Agrária, iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fornece equipamentos e capacitação para feirantes. 

Participaram da solenidade o secretário adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê Orsi; o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens; o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos; o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado; o prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa; a vice-prefeita de Santana do Livramento, Mari Machado, e o vice-prefeito de Piratini, Gilson Rômulo, além de deputados estaduais e vereadores das demais regiões.

Fonte: http://www.tribunadopampa.com.br