Após o encontro com lideranças políticas regionais, na noite de quinta-feira, a mobilização do Sindicato dos Mineiros de Candiota em prol do carvão se estenderá para a Assembleia Legislativa. Uma comissão constituída por integrantes da entidade, da Associação Pró-Carvão, e por vereadores das cidades da região da Campanha deve cumprir agenda nesta segunda-feira, no gabinete dos deputados estaduais.
Conforme o presidente do Sindicato dos Mineiros, Wagner Pinto, de 16 a 18 lideranças, entre políticos e sindicalistas, devem pressionar os parlamentares para rejeitar a derrubada da PEC 122/02. A emenda, de autoria do então deputado Vieira da Cunha (PDT), prevê que a alienação, transferência do controle acionário, cisão, incorporação ou extinção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), CRM ou Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), ocorram com aval de plebiscito popular. “Há um forte boato de que a proposta entre em votação antes do segundo turno das eleições – 30 de outubro. Por isso, precisamos urgentemente de uma mobilização”, comentou.
Apoio
O encontro em Candiota contou com a presença de prefeitos e vereadores da região – eleitos e do atual mandato-, assim como defensores da política do carvão. Na avaliação de Pinto, a Campanha demonstrou total apoio à causa. “Todos os políticos concordaram, desde os que participaram da reunião e dos que não puderam, como é o caso dos representantes de Dom Pedrito, Pedras Altas e Lavras do Sul. Cabe salientar que nosso movimento não é partidário”, ressaltou.
O chefe do Executivo de Candiota, Luiz Carlos Folador, não pôde comparecer na reunião, em virtude de uma agenda em Brasília – no encontro foi representado pelo vice, Paulo Brum. À reportagem, o prefeito demonstrou apoio à luta sindical. “Tenho muito respeito pela CRM – Companhia Rio-grandense de Mineração-, inclusive ela está entre as 250 melhores empresas do país. Quero destacar que estou junto com os mineiros. Vamos contribuir para o movimento deles”, salientou.
Fonte: http://www.pinheiroonline.com.br/