Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e policiais da Patrulha Ambiental realizaram fiscalização, segunda-feira, na barragem próxima à Associação dos Funcionários da Cotrijuí (Afucotri) de Dom Pedrito. O motivo foram denúncias de que peixes estariam morrendo em grande quantidade.
De acordo com o chefe de escritório regional do Ibama de Bagé, analista ambiental Rodrigo Dutra da Silva, ao chegar ao local confirmou-se a morte de centenas de peixes, de diversas espécies. “Após, iniciamos o procedimento de apuração da possível causa do dano ambiental”, destacou.
Segundo Silva, o proprietário da área compareceu ao local e negou qualquer aplicação de agrotóxicos. Ele, contudo, foi notificado para apresentar toda documentação relativa ao uso de pesticidas em sua lavoura de soja, que circunda a barragem.
Ainda, para analisar a possível causa da morte dos animais, foram coletadas amostras de água, de peixes (que podiam ser identificados às margens do barragem) e plantas de soja, que serão encaminhadas a um laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A meta é verificar a presença de resíduos oriundos de pesticidas.
A investigação terá continuidade. Novas diligências, porém, dependem do resultado da análise laboratorial.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br