07/01/2016

Santana do Livramento - Desvio na BR deve ser concluído hoje

Expectativa é de que até o fim da tarde desta quinta passagem lateral de 200 metros já esteja finalizada

O desvio com cerca de 200 metros na lateral da pista de rolamento da BR 158 deverá ser concluído hoje. Pelo menos, essa é a probabilidade com que trabalham as equipes que estão no local.

A velocidade com que os trabalhadores da ICCILA e DNIT - por meio do consórcio Magna/Enecon - trabalham, desde ontem, no trecho determina que essa probabilidade deverá se concretizar.

A partir da conclusão de obras, será permitido trânsito controlado pelo desvio de 200 metros - feito basicamente de pedras, enquanto terão início as atividades de recuperação na pista de rolamento.

Essa é a uma das possibilidades para acessar Sant’Ana do Livramento sem percorrer os 330 quilômetros a mais, que muitos viajantes tiveram que fazer - principalmente, os ônibus de longo curso na madruda de quarta-feira. Outra alternativa é contornar o Cerro de Palomas, pela estrada rural.

O cenário na BR 158 é de máquinas na pista em trabalho coordenado. Caminhões descarregando pedras, operadores agilizando chegadas e saídas para buscar mais cargas, técnicos avaliando de forma constante as atividades supervisionadas pelos engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Quando a chuva deu uma trégua, na manhã de ontem, dia 06, o trabalho foi proveitoso, segundo conversa informal com alguns dos profissionais no local. Entretanto, teve pessoas que preferiram desistir da viagem - mesmo a curtas distâncias - pois naqueles primeiros momentos da manhã ainda não havia possibilidades de usar outros caminhos, como o desvio no entorno do Cerro de Palomas.

Mais tarde, por volta de 11h, começaram a chegar informações - através de motoristas que percorreram o trecho total de 11,8 quilômetros - sinalizando que era possível passar. Nesse tempo, a equipe de trabalhadores da Secretaria de Obras de Livramento - que desde às 6h estava no local - buscando melhorar a trafegabilidade da via rural, conseguiu aprontar os trechos mais precários, permitindo o ir e vir de alguns veículos, conforme o peso, enquanto persistia a umidade.

Fonte: http://www.aplateia.com.br