07/01/2016

Polêmica gera insatisfação de profissionais do Mais Médicos de Bagé

Um caso até então somente tratado em âmbito interno, registrado recentemente, gerou insatisfação dos profissionais estrangeiros que atuam pelo programa Mais Médicos em Bagé.

Segundo informações apuradas pela coluna, um profissional uruguaio procurou atendimento junto ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade, após o feriado. Ele teria sido atendido e medicado no final de semana e, após, liberado para ir para casa. Ao voltar a passar mal, retornou ao PS. Acontece que, neste segundo momento, uma divergência com um dos médicos que o atendeu fez com que ele deixasse o estabelecimento e fosse até a cidade de Melo, onde acabou passando por uma cirurgia.

Relatos de colegas do programa apontam que o uruguaio teria dito ao médico do PS que estaria com uma obstrução intestinal. O profissional que fazia o atendimento não teria tido o mesmo entendimento, voltando a encaminhá-lo para um procedimento de medicação. O integrante do Mais Médicos, contrariado, deixou o Pronto-Socorro.

O fato, que ainda está sendo apurado, por sua vez, gerou reclamações de profissionais do programa que atuam na Rainha da Fronteira. Eles, inclusive, procuraram a Secretaria Municipal de Saúde para reivindicar uma resposta imediata quanto ao caso.

A coluna, durante o dia de ontem, fez contato tanto com o município quanto com a provedoria da Santa Casa. Pelo Executivo, a única informação obtida foi de que tal situação seria investigada. Inclusive, uma comitiva estaria se deslocando até a cidade de Melo para ouvir o relato do próprio profissional envolvido e, após, repassar tais informações para a direção do hospital.

A provedora da Santa Casa, Cledinara Salazar, por sua vez, afirmou que, até ontem, nenhuma reclamação havia sido oficializada para ela. “Se houver algo formalizado vamos investigar sim”, resumiu.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br