Desde terça-feira (01), a Brigada Militar através do 2º Regimento de Polícia Montada de Livramento recebe aproximadamente 120 homens e mulher que servem à instituição, com o objetivo de realizarem o curso de aperfeiçoamento para Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) que vai capacitar militares a atuarem com maior excelência em áreas de Fronteira, como é o caso de Livramento e Rivera.
Vindo de diversas partes do Rio Grande do Sul, o brigadianos passaram por diversas instruções e situações que simularam desde a fiscalização ao combate ao crime, seja na zona rural ou na zona urbana.
Durante a manhã e tarde da terça-feira (01), os militares estivaram na Chácara da Brigada Militar recebendo instruções de membros da Patrulha Rural sobre as ações na zona rural e instrução de tiro.
Na quarta-feira (02), o palco para as ações foi às dependências da antiga planta frigorífica do Swift Armour, onde os corredores, subidas e descidas dos prédios serviram para simular progressão e prisões em locais fechados. Sob o Comando do Coronel Gaier, Ex-Comandante do 2º RPMon e agora Diretor do Presídio Central de Porto Alegre e sob a instrução do Tenente Ruisdias, Comandante do Pelotão de Operações Especiais do 2º RPMon, os policiais foram colocados a prova durante o caminho e a instrução considerada um sucesso pelos Instrutores.
Ainda na quarta-feira (02), populares que residem na Rua Francisco Reverbel de Araújo Goes ligaram para a Redação do Jornal A Plateia para informar sobre uma movimentação fora do normal nas vias de Livramento.
O que é o ENAFRON?
O Plano Estratégico de Fronteiras reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Forças Armadas.
Para que serve o ENAFRON?
Ações de integração federativa entre a União e os estados e municípios situados em regiões de fronteira.
Implementação de projetos estruturantes para o fortalecimento da presença estatal na região de fronteira.
Fortalecimento das instituições de segurança pública para atuação em fronteiras (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e órgãos estatais de segurança pública).
Fonte: http://www.aplateia.com.br/