08/10/2015

Governadores lançam programa de incentivo aos municípios

O Programa BRDE Municípios, iniciativa para fomentar o desenvolvimento das cidades dos três estados do Sul, através da liberação de crédito para projetos de desenvolvimento de áreas rurais e urbanas, foi lançado pelos governadores que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), ontem, em encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Em seu pronunciamento, o governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), ressaltou a importância do projeto diante da crise econômica instalada no país. "Demos um passo importante na recuperação das cidades, locais estratégicos e mais próximos dos cidadãos”. A cota de cada Estado para financiamento no BRDE Municípios é de R$ 150 milhões.

Sartori considerou a reunião do Codesul "proveitosa e construtiva", pois, além de lançar o programa de incentivo ao desenvolvimento municipalista, tratou da proposta de um novo indexador da dívida dos estados e municípios com a União e da construção de um novo pacto federativo.

No documento assinado pelos governadores do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, consta a solicitação de uma audiência com a presidência da República para tratar da dívida dos estados, de repasses federais e assuntos da pauta econômica de interesse dos quatro estados.

De acordo com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), os conteúdos firmados no documento expressam "a união dos governadores em temas fundamentais para os estados do bloco, que compartilham da mesma visão no enfrentamento desses problemas".

Na reunião também foi criada uma comissão de infraestrutura para buscar soluções conjuntas em logística, incluindo rodovias, ferrovias e hidrovias, de modo que os planos estaduais estejam em consonância com o plano plurianual do governo federal.

Outra questão mencionada refere-se aos corredores bioceânicos. A modelagem, que vem sendo discutida pela Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur), liga o Atlântico ao Oceano Pacífico, através do Chile. Está previsto para 4 de dezembro, em Antofagasta, naquele país, um fórum empresarial reunindo investidores chineses interessados em atuar nessa área.

Por meio do programa do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), as prefeituras da Região Sul do país terão acesso a crédito para projetos de infraestrutura. O banco oferecerá suporte técnico e financeiro para viabilizar projetos de modernização de gestão e desenvolvimento econômico e social. O formato do programa foi aprovado e lançado em Curitiba, mas, posteriormente, cada Estado fará o seu lançamento oficial individual.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br