09/10/2015

Dnit assegura resolução de problemas na Santa Tecla


A Prefeitura de Bagé informou que foram identificadas, na avenida Santa Tecla, algumas placas de sinalização apontando sentido errado. Da mesma forma, também foi constatada a falta de sinalização nas obras que estão sendo realizadas para recuperação da via.

Para corrigir os problemas, o poder Executivo notificou oficialmente, na manhã de ontem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e conforme a nota enviada para a reportagem, foi reiterado a precariedade da avenida, que é de responsabilidade do órgão. Também foi solicitado que as placas erradas sejam corrigidas, bem como os trechos que estão em obras sejam devidamente sinalizados.

De acordo com o prefeito Dudu Colombo, o município está, mais uma vez, informando ao Dnit sobre os diversos trechos danificados da avenida Santa Tecla, que comprometem a trafegabilidade, com segurança, dos usuários. "Solicitamos ao órgão uma ação imediata, pois entendemos que seja necessário uma grande ação de recapeamento asfáltico. Estamos, agora, acompanhando as ações da recuperação asfáltica com certa apreensão devido às constantes chuvas que vêm ocorrendo na região", explicou.

A assessoria de imprensa do departamento ressaltou que, em relação à sinalização, não foi recebido nenhum comunicado da Prefeitura de Bagé e explicaram que, caso seja informado sobre os erros na sinalização, poderão ser corrigidos sem problemas. A empresa responsável pela sinalização, contratada dentro do Programa BR Legal, é a Meng Engenharia, ressaltou a nota da assessoria. 

Pavimentação
Em relação à pavimentação, o departamento ressaltou que foi executada pela empresa Iccila, que realizou reparos profundos ligados à drenagem pluvial sob as calçadas.

Conforme a empresa, os reparos apresentaram patologias precoces e, ao ser investigado o que tinha ocorrido, foi constatada a presença de grande quantidade de água sob o pavimento, proveniente de poços de visita de uma rede de fibra ótica disposta longitudinalmente no eixo da pista da direita de quem entra na cidade.

Foi ressaltado pela equipe do departamento que estão tentando contato com a empresa OI (telecomunicações) para solicitar a retirada dessa rede que está causando todos esses danos ao pavimento, devido à presença de água na tubulação (que não possui vedação à água) e poços de visita.

Para amenizar a situação, a empresa está instalando drenos profundos que interligam os poços de visita cheios de água e a drenagem pluvial. Essa medida só está sendo possível onde a drenagem pluvial passa em cota inferior ao fundo do poço de visita e é provisória, visto que há a possibilidade de entupimento dos drenos a longo prazo.

O prazo para entrega da obra está dependendo da retirada dos poços de visita e tubulação de fibra ótica, para proceder com os reparos definitivos. O departamento ressalta que espera que ocorra bem antes de julho de 2016, que é o prazo final de vigência do contrato com a empresa.

O Dnit também informou que não há projeto de aumento de velocidade na avenida Santa Tecla por se tratar de um trecho exclusivamente urbano.

Finalizando, o departamento informou que, com as chuvas, a situação se agrava, pois os poços de visita acumulam água e a distribuem para todo o pavimento através das tubulações de fibra ótica.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br