26/08/2015

Santana do Livramento - Greve no INSS torna atendimento parcial

A mais de um mês, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deflagraram greve, o que afetou o atendimento nas agências do País, inclusive em Livramento, resultando no atendimento parcial.

Segundo o chefe da APS Sant’Ana do Livramento, Fernando de Ávila, a greve está parcial na agência da Fronteira. “Contamos com dois servidores pela manhã e um, à tarde. Dentro das possibilidades estamos realizando o atendimento aos nossos usuários. A parte de benefícios, os mais complexos como aposentadorias, está agendando e solicitando ao usuário que retorne após a greve, assim com agendamento, garantem a entrada dos benefícios e os auxílios (doença, maternidade e por morte), estamos dando entrada e concedendo os mesmos”, avalia Fernando.

“Na agência temos seis colegas ainda em greve, porém, no atendimento ao público, não estamos muito prejudicados, pois nós temos uma demanda de 100 usuários por dia. O que nos impossibilita é justamente esse trabalho que chamamos de retaguarda, onde nós temos que conceder os benefícios, e não temos a efetividade da nossa equipe de trabalho. À comunidade, solicitamos um pouco de paciência, pois, talvez, essa semana seja decisiva para que aconteça algo referente ao término da greve”, finaliza Fernando de Ávila, chefe da APS de Livramento.

Como pautas de reivindicação, são as seguintes:

-- Reajuste de 27% (estamos com os salários defasados e sem previsão de reajuste, e o último foi de 15% divido em três anos).

-- Incorporação da GDASS (Gratificações por desempenho) para a aposentadoria; (muitos não sabem, mas o salário base dos servidores do INSS é próximo ao salário- mínimo, sendo que o restante é composto de auxílios e gratificações).

-- 30 Horas semanais para todos - as 06 horas diárias de trabalho para quem atende diretamente ao público foi uma vitória conquistada pelos servidores do INSS, no entanto desde 2009, o governo manteve as 06 horas somente para as agências que possuam o número de servidores ideal para o atendimento em turno estendido, manhã e tarde, e estipulou metas para manter esses turnos. Em muitas agências do país, existem servidores que trabalham 08 horas e ganham o mesmo que os colegas que trabalham 06 horas.

-- Concursos Públicos – “o último concurso para técnico (atendimento ao público), foi em 2011, e foi insuficiente para repor a falta de servidores. No dia 24/06/2015 foi autorizado um novo concurso com apenas 800 vagas para técnicos e 150 vagas para Assistentes Sociais. São mais 1.930 agências em todo país e grande parte delas não receberá nenhum servidor”.

Fonte: http://www.aplateia.com.br