05/08/2015

O que o cidadão pode registrar na DP On-line

A Polícia Civil mantém a condição de registrar apenas crimes de alta gravidade. E essa condição deverá permanecer até segunda ordem.
Os próprios plantonistas orientam os cidadãos que vão até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Livramento e precisam de registro de crimes tidos como mais comuns a realizar a queixa na Delegacia de Polícia On-line.
Há duas formas de acessar: digitando diretamente o endereço eletrônico www.delegaciaonline.rs.gov.br ou utilizando buscadores como o Google (aí basta digitar delegacia de polícia RS on line) e depois clicar no link.

Registros
Podem ser registradas ali situações de perda (extravio, sumiço ou desaparecimento de objetos e documentos), acidente de trânsito sem vítimas (ou seja, em que não houve lesão ou morte) com dano material; furtos, ofensas, maus tratos contra animais e perturbação.
Cada ocorrência é analisada e deferida ou não. Segundo alerta a Polícia Civil, o registro realizado na Delegacia Online é analisado nos dias úteis, das 8h30min às 18h e, após a análise, poderá ser gerada uma ocorrência policial e o cidadão receberá um e-mail informando.

Dois alertas são importantes. O primeiro de que comunicação falsa de crime ou contravenção pode gerar penas, segundo preceituam os artigos 138, 339 e 340 do Código Penal Brasileiro e o segundo e de que todos os fatos ou crimes que não foram citados devem ser registrados pessoalmente, em qualquer Delegacia de Polícia.

O registro de ocorrência noticiando infração penal, após o deferimento, será encaminhado para a Delegacia de Polícia da região onde ocorreu o fato para os procedimentos de praxe. Não são registrados na Delegacia Online os crimes de alta gravidade (homicídios, latrocínios, caso de Maria da Penha, estupros, entre outros considerados nessa condição), os quais, caso ocorram, recebem atendimento de forma normal por parte dos policiais na DPPA.

Fonte: http://www.aplateia.com.br