O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), divulgou, ontem, o boletim trimestral sobre o clima no Estado. No documento, foram constatadas as anomalias na temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico, confirmando a presença do fenômeno El Niño, significativo para o restante do ano.
O prognóstico para os próximos três meses é de precipitação acima do padrão, principalmente no centro-norte do Estado, no mês de outubro. Essa precipitação mais elevada pode ocasionar variações nas temperaturas. O aumento da umidade também pode contribuir para que haja menos dias com geadas. Para este mês, as temperaturas mínimas nos valores médios poucos acima do padrão no sul-oeste e demais regiões. Durante os meses de setembro e outubro, a tendência é de oscilações dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado. Já para as temperaturas máximas, agosto será de valores pouco acima do padrão no sul, centro e oeste do Estado. Durante os meses de setembro e outubro a tendência é de temperaturas médias pouco abaixo do padrão, especialmente no norte do Estado.
O documento conta também com uma série de orientações para os agricultores adotarem nas diversas culturas durante o período. Ele está disponível no site da Fepagro (http://www.fepagro.rs.gov.br/).
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br