A tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 foi apresentada na manhã desta sexta-feira (3) no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília. Movimento em seu design curvilíneo e suave; inovação no seu mecanismo de acendimento da chama, jamais presente em tochas Olímpicas; brasilidade em suas cores e ícones, que remetem às belezas naturais do país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, são as características do objeto.
O evento de lançamento contou com a presença da presidente da República,Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas olímpicosTorben Grael, Isabel Swan , Leila e Paulão.
A tocha apresentada foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.
Durante o evento ainda foram apresentadas as 83 cidades brasileiras que receberão o revezamento da tocha, que irá começar em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica), a mesma que é acesa em cerimônia realizada na Grécia.
A largada do revezamento em território brasileiro acontecerá em Brasília. Depois, outras 82 cidades farão parte do percurso, entre elas cinco gaúchas: Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul. Sede dos Jogos, o Rio de Janeiro será o destino final. A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no estádio Maracanã.
Fonte: http://variedadesruba.blogspot.com.br