O secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, instalou, no final da tarde de ontem, a Patrulha Maria da Penha, em Bagé.
Com esse serviço, a Rede Lilás de Proteção à Mulher está completa, com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e a perícia da sala lilás.
Quatro policiais militares irão trabalhar no veículo, que já estava no município desde o ano de 2014 realizando a patrulha.
De acordo com o secretário Jacini, a importância deste serviço reside no combate à violência doméstica. “A Patrulha Maria da Penha é móvel e trabalha vinculada à Deam. Esse serviço vem para dar proteção às vítimas e auxiliar o combate à criminalidade contra a mulher”, explicou.
Jacini ressaltou que a demora da chegada da patrulha foi devido a diversas providências administrativas. “Temos que ter a equipe especializada, então realizamos capacitações para concluir a rede. Estou muito feliz em estar implantando esse serviço em Bagé e esperamos que a violência contra a mulher diminua consideravelmente”, finaliza.
O trabalho da Patrulha Maria da Penha deve começar ainda nesta semana em Bagé. A Brigada Militar irá organizar o cronograma de serviço com os policiais capacitados.
Rede Lilás
A Patrulha Maria da Penha é um programa da SSP, que tem o objetivo de fiscalizar as medidas de proteção de urgência, solicitadas ao poder Judiciário, além de prestar atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência. Um levantamento do Observatório da Violência contra as Mulheres, da SSP, apontou a queda de 5,4% nos feminicídios entre os meses de janeiro e maio de 2015.
No Estado já há 30 viaturas em 24 municípios gaúchos. Os veículos foram adquiridos com recursos de convênio federal e contrapartida do Estado do RS. A viatura de Bagé foi entregue no ano passado e tinha recursos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br
