22/07/2015

Santana do Livramento - Através de decreto de Calamidade Pública Prefeitura destitui a mesa diretora da Santa Casa

No final da manhã desta terça-feira (21), o prefeito Glauber Lima acompanhado de secretários de governo e da atual comissão administrativa do Hospital, chegou à Santa Casa com decreto de interdição em mãos. 

Antes de ingressar no prédio, Glauber foi aclamado pelos manifestantes do CPERS que estavam no local em solidariedade à greve do Sindsaúde, e também pelos grevistas.

Lima foi direto para provedoria, onde leu o documento e entregou em mãos para o ex-diretor geral da Santa Casa, Adolfo Ferreira. “Muito obrigado, nós já estamos com o nosso conselho gestor aqui para um diálogo“ disse o prefeito para Ferreira, enquanto falavam sobre o decreto. No mesmo momento, o presidente do Sindsaúde, Sílvio Madruga, que estava espreitado pelas pessoas que acompanhavam o momento histórico, dizia que o importante era “resgatar a dignidade desse hospital”.

Ao finalizar a destituição da mesa diretora, Glauber falou sobre o ato administrativo: “O documento é um decreto que declara estado de calamidade pública no setor hospitalar do SUS em Livramento, portanto na Santa Casa, e requisita bens e serviços e institui o novo conselho gestor. Oficialmente, formalmente, está destituída a atual mesa da Santa Casa e nós já estamos com o conselho gestor que vai passar a dirigir os trabalhos aqui na instituição”, definiu o prefeito.

Por outro lado, o ex-diretor Adolfo Ferreira disse que é um ciclo que se encerra: “eu espero que os nossos substitutos realizem o trabalho que a população merece e irá receber, somente isso”, aponta Ferreira. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Danúbio Barcellos que acompanhou essa movimentação na provedoria, disse que no momento algo precisava ser feito: “Pelo menos um passo está sendo dado e a expectativa que nós temos é de que as coisas possam realmente tomar um rumo para a Santa Casa e vamos aguardar para que isso realmente possa acontecer”, frisa Barcellos.

Desafios do novo Presidente
Com a missão de reestruturar a administração hospitalar, o novo diretor-presidente destaca que o desafio “é fazer um levantamento de todas as necessidades da Santa Casa, ver quais são os principais problemas de salários atrasados, fazer um cronograma de pagamento desses salários e começar a pagar os salários do mês em dia, esse é o principal desafio”, disse.

Quanto a captação de recursos do Estado, Paludo aponta que na próxima segunda-feira(27) irá a Porto Alegre para pedir uma ajuda ao Estado: ”também agregando serviços, será feito um esforço para que o município passe para a gestão plena dos serviços de saúde...aí o dinheiro do município, que hoje vai para o Estado e vem para cá, ele vem direto para o município, agregando mais recursos financeiros para o munícipio”.
Após deixar a Santa Casa, o prefeito voltou a falar dos motivos que o levaram a instituir o decreto e isso para um público composto dos funcionários grevistas do hospital. “Hoje, recebemos o comunicado que, a partir do dia 28 de julho, a Santa Casa de Misericórdia fecharia as portas. Para evitar o colapso total, tomamos essa difícil decisão de implantar um novo modelo de gestão que assegure o funcionamento de todos os serviços do Hospital”, explicou Lima.

Grevistas
Emocionada a técnica de enfermagem Adriana Camargo desabafou: “Na verdade é o começo de uma nova era para nós. Há sete anos atrás estávamos nessa mesma barraca, passamos três meses pedindo e implorando para que nossos salários fosse colocados em dia. Fomos demitidos em massa, cento e poucos trabalhadores, eu mesma fiquei oito meses fora e até hoje não recebi um real, nem de fundo de garantia, nem de seguro-desemprego... eu e outras colegas, nós estávamos no comércio conseguindo alimentos e comida para colegas que estavam aí dentro, carregando lanternas dentro do hospital pra poder ter luz dentro de casa com crianças. Então hoje pra nós é a grande glória, o triunfo da nossa história, foi uma mudança da nossa história, não tenho palavras”, disse a funcionária que atua no bloco cirúrgico.

Primeiras Medidas
À tarde, o Prefeito Glauber Lima coordenou a primeira reunião da Comissão de Gestão Hospitalar na Sala dos Médicos do hospital. O objetivo foi traçar as primeiras metas da comissão, como regularizar os repasses de recursos do Governo do Estado e, assim, regularizar o pagamento do salário de servidores. Segundo o Prefeito Glauber Lima, o que se busca é reverter o drástico quadro em que se encontra o Hospital. “Estamos aqui para trabalhar e desenvolver políticas que viabilizem a retomada do pleno atendimento à nossa população”, exaltou.

Além disso, o novo administrador Paludo falou da necessidade de agregar serviços hospitalares, qualidade e trabalhar o aspecto da humanização “que é uma as queixas que temos escutado muito na questão do atendimento”, ressaltou.
Quanto a greve, Paludo disse que vai trabalhar para que isso não ocorra: “Abrir diálogo já com os trabalhadores, médicos, enfermeiros, administrativos desde já para que isso não seja uma realidade”, defende o Diretor-Presidente.
Nesta quarta-feira, a partir das 8h, a nova equipe gestora deve se reunir com o corpo médico e à tarde com o Sindisaúde. Às 13h30min, os grevistas se reúnem para decidir o encerramento da greve.

Perfil
O novo presidente Gerônimo Paludo, é natural de Getúlio Vargas e reside em Canoas, onde se formou em Psicologia pela ULBRA em 2000. Possui pós-graduação em Saúde da Família e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; já foi conselheiro Nacional de Saúde, Membro da Comissão de Financiamento e Orçamento do Conselho Nacional de Saúde e Diretor de Políticas Intersindicais da Federação Nacional dos Psicólogos. Já atuou como psicólogo da Prefeitura de São Francisco de Paula e coordenou o CAPS daquela cidade. Após se tornou Secretário de Saúde de São Francisco de Paula. Em Canoas, foi Superintendente Administrativo e Financeiro da Fundação Municipal de Saúde de Canoas e secretário Adjunto da Saúde.

Também atuou como Coordenador Estadual das Urgências e Emergências no Governo do Estado. Em Esteio, foi Secretário de Saúde e em Novo Hamburgo Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde. Por fim, esteve na função de coordenador das Urgências da Capital.

O Novo Conselho
Sob a coordenação do Prefeito Glauber Lima, a Comissão de Gestão é composta da seguinte forma: Diretor-Presidente - Gerônimo Paludo; como membros da Administração Municipal, a Secretária de Saúde - Natália Ivone Steinbrenner e o Diretor do DAE - Fabricio Peres da Silva; Membro do Conselho Municipal de Saúde - Delmar da Rosa Rodrigues; Membro do Corpo de Trabalhadores da Santa Casa - Anderson Zimmer; Membro do Corpo Clínico da Santa Casa - Carlos Alberto de Moura; Membro da UNAMOS - Débora Sinara Pires Raymundo; Membro da ACIL - Raed Ahmad Shweiki; Membro do Corpo de Trabalhadores da Santa Casa - Victor Hugo Ferreira Guedes.

Fonte; http://www.aplateia.com.br