Um grande público se fez presente no Seminário que debateu os desafios para implantação dos free-shops nas cidades brasileiras de fronteira. O evento, que foi uma iniciativa da Prefeitura de Jaguarão, aconteceu na terça-feira (30) pela manhã, na Biblioteca Pública e contou com a participação de prefeitos e representantes de sete cidades gêmeas de fronteira do lado brasileiro, representantes do empresariado local e regional, vereadores, representantes de diversas instituições e público em geral. A deputada estadual Miriam Marroni e o representante do Gabinete do deputado Federal Marco Maia, Lazie Lopes, também prestigiaram a atividade.
Na mesa principal do Seminário estavam presentes o prefeito Cláudio Martins, anfitrião do evento, o prefeito de Aceguá, Júlio Cézar Vinholes Pintos; o prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli; o prefeito de Chuí, Renato Martins; o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer; o prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret e o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes.
Durante a abertura o prefeito Cláudio Martins destacou a importância da mobilização dos municípios, agradeceu o esforço de cada prefeito em se fazer presente e ressaltou a importância de se discutir o tema de forma coletiva, já que será uma ação que afetará toda uma região. “Focamos este encontro nos prefeitos para podermos ouvi-los e para acima de tudo estarmos mobilizados a fim de que nenhum detalhe se transforme em frustração”.
Cláudio lembrou o abandono da região fronteiriça, que por décadas foi esquecida, tendo nos últimos anos investimentos por parte do governo federal no que diz respeito ao desenvolvimento social e econômico, que tem mudado a cara da região. “A criação da UNIPAMPA, a construção do IFSUL e o investimento no patrimônio são algumas das ações que mudaram a perspectiva das cidades de fronteira”.
Fonte: http://variedadesruba.blogspot.com.br/